quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Asgardia: a primeira nação no espaço

"Ver aquilo que temos diante do nariz requer uma luta constante."
George Orwell - 1984



Há muito tempo especula-se sobre a possibilidade de os humanos habitarem outro lugar do universo, mas sempre no ramo da ficção. Desta vez, um plano ambicioso foi divulgado e objetiva criar a primeira nação do mundo no espaço. Asgardia, em homenagem a uma cidade da mitologia nórdica, funcionará  como um  país soberano onde os cidadãos podem, eventualmente, viver, trabalhar e seguir as suas próprias regras.

Pensa-se que esta nova nação será composta de um satélite, que está programado para ser lançado em 2017. O líder do projeto, Dr. Igor Ashurbeyli,  afirmou que, os asgardianos permanecerão fisicamente na Terra, mas também se tornarão cidadãos desta nova nação espacial, que os fundadores esperam que um dia se juntem às Nações Unidas.

Em relação às leis espaciais atuais não há esclarecimento se elas permitiriam ou não que um país se declarasse como uma entidade autônoma e soberana no espaço. Da mesma forma, detalhes técnicos, logística e financiamento do projeto não foram detalhados, mas o projeto traz questões importantes sobre como a colonização espacial deve ser tratada no futuro.

"Florescer livre das restrições apertadas do controle do estado que existem atualmente." A missão por trás da "nação", de acordo com Ashurbeyli, é servir como protetores da Terra, construindo um escudo para proteger o planeta de detritos, asteróides e ejeções de massa coronal vindas do sol.

Um formulário de inscrição on-line está disponível e incentiva os pedidos de cidadania. Quando o número candidaturas à cidadania fosse superior a 100.000, os idealizadores do projeto solicitariam oficialmente à ONU  o status de Estado. E os atributos que este status implica são: governo e embaixadas, uma bandeira, um hino nacional, insígnias, e assim por diante. Até o momento em que este artigo foi feito, 163.830 candidatos haviam se inscrito no site. China, Turquia, Estados Unidos e Brasil lideram o ranking de solicitação de cidadania.

Na antiga mitologia nórdica, Asgard era uma cidade nos céus, o país dos Deuses. É a realização do sonho eterno do homem de deixar seu berço na Terra e expandir-se para o Universo. E, embora longe de ser uma realidade, Asgardia nos faz pensar sobre questões de legalidade e logística da colonização espacial.

Versão de Asgard - Quadrinhos MARVEL
Concepção artística para o projeto Asgardia

Mais informações no site do projeto: https://asgardia.space/en/

6 comentários:

Unknown disse...

Bela citação (1984) e matéria Gangs!! Bat-abraços!

Unknown disse...

Bela citação (1984) e matéria Gangs!! Bat-abraços!

Unknown disse...

Bela citação (1984) e matéria Gangs!! Bat-abraços!

Anônimo disse...

adorei a materia professor meu nome maria clara serafim do cse 6 ano a

Unknown disse...

professor adorei a sua materia d+++++ meu nome é maria clara serafim do 6 ano a cse um beijo!!

maria clara disse...

professor adorei a sua materia d+++++ meu nome é maria clara serafim do 6 ano a cse um beijo!!