domingo, 24 de março de 2013

Movimentos separatistas no mundo

"Abaixo a Europa sem fronteiras!"
Um mundo globalizado é, por definição, um mundo sem fronteiras. No entanto, existem cada vez mais territórios querendo criar suas próprias fronteiras. Como resultado de sua longa história, as fronteiras estão sempre mudando. Algumas disputas acabam sendo pacificamente resolvidas, outras terminam em guerra, e algumas continuam até hoje.

O caso das Coréias é curioso, contrariando a tendência mundial de separação: duas nações que poderiam recriar um antigo país!

Há diversos fatores para os movimentos separatistas:

de base política, cívica ou administrativa 
de base étnica ou "racial" 
de base religiosa 
de base social 

Para alguns casos, a independência não traria vantagens para os territórios que ainda são colônias. Em geral, eles são países pequenos, com populações pequenas e pouca expressividade econômica. Como colônias, essas nações teriam garantidos para seus habitantes os mesmo direitos econômicos e sociais dos países dos quais fazem parte, assim como a proteção militar.

 O Mundo fragmentado em vários novos estados 
 pelo designer Theo Deutinger 

Abaixo, uma lista com alguns movimentos separatistas no mundo:

País Basco, na Espanha e na França 
Catalunha, na Espanha 
Galiza, na Espanha 
Córsega, na França 
Curdistão, na Turquia, no Iraque, no Irã, na Armênia e no Azerbaijão 
Quebec, no Canadá 
Caxemira, na Índia, no Paquistão e na China 
Taiwan, na China 
Tibete, na China 
Saara ocidental, no Marrocos 
Texas, nos Estados Unidos 
Sardenha, na Itália 
Escócia, no Reino Unido 
Irlanda do Norte, no Reino Unido 
Chechênia, na Rússia 
Ossétia do Sul, na Rússia 
Daguestão, na Rússia 
Somalilândia, na Somália 
Palestina, em Israel 

País Basco

Mural nacionalista irlandês em Belfast
mostrando solidariedade com o nacionalismo basco 
É um território que, apesar do nome, não é um país independente, mas uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre a Espanha e a França onde vivem os bascos. 

Estabelecido ali há mais de 4 mil anos, esse povo conservou boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua, que não tem parentesco com nenhuma outra. eles assistiram a suas terras serem invadidas por romanos, visigodos, francos, normandos e mouros. Gradativamente, foram expulsos das terras baixas aos pés dos Pirineus, até que, no século 15, a França e a Espanha dominaram a região.

Quebec

Manifestantes separatistas do Quebec
Parte considerável da população da província de Quebec (Canadá), onde predomina a cultura de origem francesa, quer sua separação do restante do país. No último plebiscito realizado com essa finalidade os separatistas quase atingiram seu objetivo. Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses. A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, em que a população em sua maioria é protestante e utiliza o idioma inglês.

Irlanda do Norte

A Irlanda era uma colônia inglesa até metade do século XX, onde movimentos separatistas em todo o país conquistaram a independência, com exceção da Irlanda do Norte. Um dos movimentos separatista criados na Irlanda foi o IRA (Irish Republican Army), um grupo de guerrilha que atualmente atua em prol da independência da Irlanda do Norte.

Texas

Bandeira do Texas
O Texas conseguiu sua independência em 1836, depois de ter sido tomado do México pelos norte-americanos. Mas, uma década depois, devido às condições econômicas precárias, o estado voluntariamente decidiu se integrar aos Estados Unidos. Entre sua separação do México (1836) e incorporação (anexação) aos EUA (1846) Texas existiu como uma republica independente. Agora, o Texas tenta voltar atrás da decisão.

A ultima vez em que algo parecido aconteceu  nos EUA foi quando onze  estados se separaram, após a reeleição do presidente Abraham Lincoln, e criaram uma confederação independente.

Tibet

Manifestantes separatistas tibetanos
 A China diz que o Tibet faz parte de seu território desde meados do século 13 e deverá ficar sob o comando de Pequim. Muitos tibetanos, no entanto, afirmam que a região do Himalaia ficou independente durante vários séculos e que o domínio chinês nem sempre foi uma constante.  

A Revolução Chinesa de 1949 inaugurou os conflitos atuais envolvendo a região do Tibet. A instalação do movimento liderado por Mao Tsé-Tung, buscou reorganizar os costumes e tradições tibetanas em favor dos princípios ideológicos do comunismo maoísta.

Em 1963, passou a ser uma Região Autônoma, e hoje conta com um governo apoiado pela China. Em 1989, a causa da independência do Tibet ficou conhecida no Ocidente após o massacre de manifestantes pelo Exército chinês na Praça da Paz Celestial. 

Região Sul do Brasil

Movimento separatista dos
estados do Sul
O Movimento “Sul é o Meu País” foi criado em 1992 em defesa da “autodeterminação do povo sulista”. O movimento cita fatores políticos, tributários, econômicos, geográficos, culturais, sociais, morais e históricos para defender a idéia de criação do novo país. A República do Sul do Brasil seria formada pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.





Dividir para conquistar?

Seria o separatismo uma causa inútil, uma vez que a globalização se caracteriza pela integração econômica, ou seria uma estratégia para enfraquecer nações e facilitar esse processo de integração?

50 comentários:

victória disse...

Obrigada pelo post. Precisava ler algo sobre movimentos separatistas para completar a matéria dada em sala e gostei muito do seu texto! ;) Obrigada.

Alexandre Gangorra disse...

Eu é que agradeço!
Seja sempre bem vinda!
:-)

Unknown disse...

valeu cara ajudou no meu projeto!!!!
espero que eu tire uma nota boa!!!Gostei muito

Alexandre Gangorra disse...

Obrigado, amigo. Fico contente em ter ajudado de alguma forma.
Sucesso em seu projeto!

Anônimo disse...

De: Jason
Esse Movimento O SUL É MEU PAÍS, nada haver. Agora criar novos Estados na Região Sul, aí sim!

Anônimo disse...

Obrigadaa :)

Anônimo disse...

Sou paranaense e sou a favor da independência dos estados do Sul, formando um só país.
Mas não sou a favor apenas da independência da região Sul, sou a favor da desmembração total do Brasil, formando outras países menores.
Na minha opinião essa é a única solução para as nações que pertencem à América portuguesa se desenvolverem e se livrarem das garras do governo centralizador de Brasília, já que a Federação está só no papel!!
SUL INDEPENDENTE JÁ!!!

Anônimo disse...

Que movimento separatista idiota esse o sul é o meu país ,eles nem são um povo de verdade ,eles são é brasileiros que estão se achando melhores que os outros por serem descendentes de alemães e italianos isso eu também sou olha que eu sou mineiro e tenho bastante orgulho de ser brasileiro e se Minas se separar do Brasil eu vazo daqui e vou pros estados que não se separarem ,mas isso nunca vai acontecer pois todos aqui tem orgulho de serem brasileiros.Ahhh sabiam que a Universidade de Tel Aviv em Israel classificou esse movimento separatista como racista e neonazista , pois é pense bastante antes de se filiar e associar a esse movimento pode se ferar por causa disso .Acho que se eles se separarem a sua economia irá se desequilibrar com a troca de moeda e a fuga de investimentos do Brasil e o isolamento com relação aos outros países sul-americanos vai fazer com que eles fiquem pobre aí nos vamos para lá visitar as favelas de lá enquanto aqui no Brasil em 2050 vamos já estar com o nivel de vida de um europeu em 2005 eles irão voltar à estaca zero .kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quis troxa .E mais você que mora em outros estados vai querer comer um boi criado lá? Eu já digo que eu não vou comprar.kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eu concordo com esse BRASILEIRO que propôs a criação de novos estados ,que pertensão a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ,talvez assim eles acabam com essa palhaçada de quererem se emancipar e tornar um novo sem uma real justificativa para isso que que no período do império já foram reprimidas as tentativas de separação então não tem nada a ver quase 194 anos após a independência do Brasil eles estão fazendo essa palhaçada de tentar se separar de novo.AFFS QUE BOBEIRA

Anônimo disse...

poxa,obrigada,me ajudou muito no meu trabalho de Geografia...valeu,que Deus te abençoe muitooo!!!!!!

Anônimo disse...

poxa,obrigada,me ajudou muito no meu trabalho de Geografia...valeu,que Deus te abençoe muitooo!!!!!!

Alexandre Gangorra disse...

Obrigado pelo depoimento. Sucesso com o trabalho e seja sempre bem vinda!

Unknown disse...

Descordo de algumas opiniões postadas em relação ao futuro da República Democrática Socialista do "BRASIL DO SUL", e por falar nisso seriam 5 estados com a vriação do estado do Iguaçú parte de Sta Catarina e Paraná e missões ao norte do RG do Sul. Temos tudo o que precisamos para ter um país economicamente saudável e livre do "resto" que só fazem peso e criam até um povo corrupto, que votam sempre por qualquer quantia em beneficio próprio e não sabem como viver numa democrácia, acham que o mundo é dos espertos...então não tem a mesma ideologia nossa, INDEPENDÊNCIA JÁ!!!

Kaio Ramon Dias Cruz disse...

Sou maranhense conheço de perto, a realidade do Brasil. Nao precisamos de uma nova República Democrática Socialista do "Brasil Do Sul". Precisamos sim de um país digno, e justo, onde caiba o rico, o pobre, o negro, e o branco.Concordo plenamente com a Universidade de Israel, esse movimento é sim, um movimento racista e neonazista, somos todos brasileiros independente, se você é do sul ou do nordeste!

Leon disse...

MRSP! São Paulo independente já!!

Anônimo disse...

sou contra a separação do Sul, do Nordeste e de outros Estados E REGIÕES do Brasil... Temos é que nos unir para tornar um país melhor, protestar com educação, e não achar que com a independência de região X irá resolver o problema. E, aliás, na história temos vários exemplos de separação que não deram certo, tipo o Texas que se separou dos EUA, mas teve que voltar porque se afundou em uma crise... Então essa é a minha opinião, UNIÃO é o melhor para o Brasil.....

Lucas disse...

Por favor né! Estes caras ai, comentam e colocam ANONIMO!! hahahaha não sei porque não se identificam! O Movimento Sul é o meu País, é um movimento autentico, e não racista. Hoje os tres estados do sul estão entre os cinco estados do Brasil que mais arrecadam impostos para o governo federal. Não distinguimos raça, religiao e etc. E sim tornarmos independente economicamente. Somos estados PAGADORES,e não recebedores!! Nossos estados estão entre os 5 de maior qualidade de vida, crescimento sempre acima da média nacional, e por ai vai..Mas claro, quem não mora no Sul, não sabe nada, e ficam falando estas bobagens!

Unknown disse...

obrigada vai ajudar mto na minha prova d atualidades....Fiquei mto triste lendo alguns comentarios sobre o sul d nosso pais...Olha se nao sabe sobre os conflitos q ocorrem no seu proprio pais fiquem quietos em vez d ficar achando a historia uma invençao do autor do texto!!!!

Anônimo disse...

tomara que os eua invade brasil e toma o sul e fica pra eles pelo menos fome a gente não passar ,por que eles vão acabar com resto.

Melvin disse...

Sou do Paraná, e apoio o movimento O SUL É O MEU PAÍS.

Anônimo disse...

Sou paulista, dessa forma posso comentar com tranquilidade, nenhum estado brasileiro paga mais impostos e mais contribui com a União do que São Paulo, isso não confere a este estado a intolerância xenofóbica de achar que os demais entes federados são inferiores. Para se entender esse processo de enriquecimento do centro-sul é importante voltar a época do império, onde o Nordeste era a Região mais rica do pais, graças principalmente a produção de cana-de-açúcar. Todo Brasil é viável, entretanto a corrupção política e o modelo de desenvolvimento centralizado e excludente tornou o pais melhor desenvolvido sobretudo nas Regiões Sul e Sudeste. Portanto, essa arrogância de "somos" melhores trata-se apenas de um movimento que não entende que o Sul possui características próprias que o enriquecem unido ao restante do país, porém o empobrecem, pois o limitam em recursos que em caso de independência teriam que ser importados.
José M da Silva

Anônimo disse...

Sou paulista, dessa forma posso comentar com tranquilidade, nenhum estado brasileiro paga mais impostos e mais contribui com a União do que São Paulo, isso não confere a este estado a intolerância xenofóbica de achar que os demais entes federados são inferiores. Para se entender esse processo de enriquecimento do centro-sul é importante voltar a época do império, onde o Nordeste era a Região mais rica do pais, graças principalmente a produção de cana-de-açúcar. Todo Brasil é viável, entretanto a corrupção política e o modelo de desenvolvimento centralizado e excludente tornou o pais melhor desenvolvido sobretudo nas Regiões Sul e Sudeste. Portanto, essa arrogância de "somos" melhores trata-se apenas de um movimento que não entende que o Sul possui características próprias que o enriquecem unido ao restante do país, porém o empobrecem, pois o limitam em recursos que em caso de independência teriam que ser importados.
José M da Silva

Anônimo disse...

Comentário de: Jason

Eu sempre fui favorável a criação de novos Estados e a volta de alguns Territórios Federais, o projeto é antigo e necessário ao país. Entretanto, oposto a qualquer movimento separatista que dividisse o Brasil em outros países, etc.
Hoje com essa reeleição fraudulenta da Dilma e a constante ameaça que temos da esquerda COMUNISTA/SOCIALISTA em querer implantar aqui no Brasil a maldita DITADURA BOLIVARIANA chavista, já não estou tanto assim descartando essa possibilidade de se criar no país 2 Brasis: o Brasil petista (norte) e o EUS-Estados Unidos do Sul (que reúne os Estados de: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, juntos transformados num novo país separado do resto do Brasil e com a possibilidade de se chamar: República Pampa).
Sou nordestino sim, enquanto a minha esposa e meus filhos são paulistas, porém, sou eleitor paulista! E como eleitor paulista do tipo: tradicional e consciente, isto é, anti-PT, anti-Ditadura Bolivairana chavista, anti-Comunismo/Socialista, anti-BOLSA MISÉRIA, anti-mídia comprada que ajudaram a reeleger esse governo corrupto, anti- juiz Dias toffoli, etc. Não gosto desses PTralhas, afinal de contas, convivo com a realidade daqui de São Paulo e não do Nordeste parasita, acomodado e sustentado por esse BOLSA MISÉRIA! E como "toda regra tem sua exceção", sou nordestino sim, mas, não sou otários como parte de meus conterrâneos que reelegeram essa Dilma! Portanto, não é justo que todos nós que não votamos nela, venhamos a sofrer consequências por causa do Norte/Nordeste, Minas e Rio ao reelegerem a Dilma (que não me representa)! Só lamento pelo Espírito Santo, Goiás, Acre, Rondônia, Roraima, Distrito Federal e Mato Grosso devido a distância e localização geograficamente desproporcional ao projeto.
RESSALVA: No caso desse projeto de separar o EUS do resto do Brasil não der certo, a outra opção é transformar o EUS em Estados Confederados da União {autônomos com: Leis e arrecadação de impostos próprios}. Nesse caso é possível integrar o Espírito Santo,
O futuro país do EUS ou República Pampas-PAM (capital: Campo Grande; gentílico: pampino). A escolha da capital sul-mato grossense é uma maneira de evitar disputa hegemônica entre paulistas, gaúchos e paranaense, além de expandir o progresso de forma sustentável, isto é, sem degradar o meio ambiente nessa região. Enquanto a capital paulista naturalmente permanece apenas como centro financeiro do novo país. Veja a simulação de dados sócios-econômicos e como será a RENDA PER CAPTA da somatória dos 5 Estados (SP, MS, PR, SC e RS separados do resto do Brasil) baseados em estatísticas do censo-IBGE-2103, em comparação com o Brasil atual e o Brasil sem o EUS:

BRASIL ATUAL
População-----> 201.032.714 hab.
Área----------> 8.515.767 Km²
Demografia----> 23,61 HAB./Km²
NºMunicípios--> 5.570
PIB-----------> R$ 4.143.013,00
IDH-----------> 0,727

BRASIL S/EUS
População-----> 125.986.013 hab.
Área----------> 7.333.624,4 Km²
Demografia----> 17,18 hab./Km²
NºMunicípios--> 3.655
PIB-----------> R$ 2.072.253,00
IDH-----------> 0,718

EUS/REPÚBLICA PAMPA
População-----> 75.046.701 hab.
Área----------> 1.182.142,6 Km²
Demografia----> 63,48 hab./Km²
PIB-----------> R$ 2.070.760,00
IDH-----------> 0,821

Só há 2 opções: a criação do EUS (fusão dos movimentos separatistas: os paulistas MSPI-Movimento São Paulo Independente e SPL-São Paulo Livre com o sulista O SUL É MEU PAÍS + Mato Grosso do Sul) ou senão uma INTERVENÇÃO MILITAR e o IMPEACHMENT da Dilma já!

Felipe disse...

O Movimento Sul é o meu País de forma alguma é xenofóbico. Somos descendentes de etnias europeias sim, mas também somos descendentes de africanos, árabes, judeus, orientais e de índios. Todos vivendo no mesmo lugar e sofrendo os mesmos males, lado a lado. Somos contra qualquer tipo de descriminação seja ela ideológica, religiosa, sexual, racial, cultural, ou social.

Almejamos a nossa autodeterminação, nosso direito de nos auto-governar, sem influência de um governo federal longínquo e corrupto que desconhece as necessidades de nossa população.

Os estados do sul juntos pagaram mais 166 milhões de reais em impostos (3° maior arrecadador do país) e receberam menos de 34 milhões de reais em serviços em 2014. PR, SC e RS são estados pagadores que recebemos em torno de 20% do que arrecadam do Governo Federal, provando que o pacto federativo é injusto e obsoleto.

Para os que desconhecem a capacidade do Sul, somos considerados o celeiro do brasil, Muito do cereal brasileiro é colhida em nossas terras, temos as maiores funilarias do país e é delas que saem uma porcentagem considerável de metal tratado para o resto do país. Nossa Capacidade de escoamento é a melhor do Pais com 3 portos de alta capacidade: Paranaguá, Itajaí e Campo Grande.

Unknown disse...

obrigado espero q me ajude na escola

Anônimo disse...

Obrigado pelo o seu trabalho. Há tempos que não encontrava algo tão útil na WEB. Gostaria que você comentasse acerca do movimento separatista do Nordeste: O Nordeste Independente - GESNI. abraço e obrigado!!!

Alexandre Gangorra disse...

Gostei da sugestão! :-) Muito obrigado por visitar o blog!

Anônimo disse...

Faltou um capítulo histórico, a República Rio-grandense existiu de 1835 a 1845 ano em que foi reconhecida por outros 2 países. inclusive tem movimento separatista próprio o RS LIVRE,pois como tem cultura e história próprias, não aceita fazer parte da proposta do movimento "o sul é meu país".

Anônimo disse...

Comentário de: Jason

Venho através deste apenas me retratar, sobre o comentário anterior que fiz. Naquela ocasião eu estava muito revoltado com a reeleição da Dilma, confesso que fiquei bastante transtornado. Só depois de algum tempo é que descobrir que as Eleições-2014 foram fraudadas e que esse papo-furado de Norte/Nordeste, Minas e Rio terem votado na Dilma, não passou de massa de manobra dos PTralhas lazarentos, oh raça desgraçada são esses comunistas sem-vergonhas, que são capazes até de promoverem XENOFOBIA de uma região contra outra, só pra continuarem se perpetuando no poder e se posarem de "vítimas". O Brasil é indivisível no quesito SEPARATISMO, na verdade o que temos que separar, ou melhor dizendo, é banir essa QUADRILHA DO PT e colocar o CHEFÃO, o Lula na cadeia! Peço perdão aos meus conterrâneos nordestinos e ao resto do Brasil.

Bruce D. Vinlandia disse...

Eu sou a favor dos estados do sul e São Paulo, se separarem do Brasil. Alem de ter uma diferença imensa de cultura, os estados do norte acabam atrasando o país, dando apoio a esquerda politica.
Se tiver uma guerra civil, com certeza irei lutar para separar os estados do sul e SP do resto do Brasil.

Anônimo disse...

O Sul do Brasil juntamente com São Paulo são os estados que levam boa parte do Brasil nas costas e são os estados que menos recebem recursos do governo, aí fica fácil você do Norte e Nordeste falar que movimento seperatista do Sul e São Paulo é ridículo, por que vai acabar a mordomia. INDEPENDECIA JÁ!

Anônimo disse...

Só falta um Hitler pra libertar a raça sul-Ariana e promover o holocausto no nordeste. Quanta bobagem meu Deus.

Anônimo disse...

O projeto de nação brasileira falhou e nunca dará certo. Sou a favor da criação de outras nações, principalmente do Nordeste e da Amazônia, por razões históricas, econômicas, sociais e culturais... Sou parcialmente a favor da separatismo sulista, pois ele é em parte racista e xenófobo. Sou totalmente contra o separatismo paulista, pois é xenófobo e não tem razão, sendo que o São Paulo é o centro do Brasil,foi e é favorecido, além de tudo pratica uma espécie de "imperialismo" econômico e principalmente cultural com as demais regiões, principalmente com o nordeste e com o norte. São Paulo não pouco a reclamar. Quem precisa mesmo de independência são os mais esquecidos e abandonados do nordeste e do norte (Amazônia).

Anônimo disse...

Me poupe essa ideia de Estados Unidos Sul... A nação brasileira é imensa, esta mistura de culturas é o símbolo do Brasil. Se fosse assim, viraríamos a América espanhola. O mix cultural que existe no Brasil é lindo de se ver e é motivo de orgulo. Acho qualquer movimento de indendenpendência (prncipalmente o do Sul) motivo de vergonha e falta de amor por esse país,o 5° maior do mundo e o mais diversificados culturalmente do mundo. O Sul quer se separar por motivos puramente econômicos e sociais sem haver uma verdadeira Pátria para defender, isso envergonharia nossos imperadores e nossos presidentes. Quem fala isso é um BRASILEIRO que quer ver seu grande país unido.

Anônimo disse...

muito obrigado, ajudou muito meu trabalho da escola.

Anônimo disse...

É importante definir o que caracteriza um determinado lugar ou região para fundamentar um movimento separatista. Isso diz respeito a língua, cultura em geral como culinária, música, costumes, etc. Se uma região é rica e tem um bom desenvolvimento econômico não faz dela um ponto isolado do país. Deve-se rever os conceitos de povo, nação, tradição, cultura e sociedade pra justificar um movimento separatista.

Anônimo disse...

Sou do Norte e apoio a separação do Sul do resto do país, não por preconceito contra eles, mas sim por simpatizar com a causa, ninguém aguenta ser explorado e eu entendo os motivos deles. Deixamos de ser explorados pelos portugueses no passado para sermos explorados pelos nossos próprios políticos nos dias atuais. O Brasil deveria se dividir por inteiro, quem me dera se um dia o povo daqui do Norte também tivesse essa vontade, mas pouquíssimos pensam nisso. NORTE INDEPENDENTE!!.

Unknown disse...

Poderia ser uma boa a separação, porém amigos que disseram que o norte atrasa o Pais isso não é verdade, Os estados do Norte são ricos só faltam ser bem administrados isso sim. Abraços e continuem com suas opiniões e ideia, vai que um dia da certo.

Anônimo disse...

Eu sou contra o separatismo.Observo que há muito mimimi por questões políticas e econômicas.Eu acho que a corrupção na política faz do brasileiro comum ser muito anti-patriota.Desse jeito,o Brasil vai ficar igual a antiga Iugoslávia,sendo cada estado brasileiro se tornando um país diferente.

daki disse...

ninguem quer separar, mas a questao do rio grande do sul sobre pontes, so este caso , br 285 itaqui x uruguaiana, ainda temos a ponte de mao unica, enquanto em goias tem 19 pontes que leva a lugar nenhum.e a nossa divida com a uniao? e assim vai ...separar talvez seja a sida.

Anônimo disse...

ninguem quer separar, mas a questao do rio grande do sul sobre pontes, so este caso , br 285 itaqui x uruguaiana, ainda temos a ponte de mao unica, enquanto em goias tem 19 pontes que leva a lugar nenhum.e a nossa divida com a uniao? e assim vai ...separar talvez seja a sida.

Anônimo disse...

Esse blog é muito bom. Mas esse fundo preto com letras brancas é muito ruim pra ler.

Anônimo disse...

Caro editor,
Só posso lamentar os comentários de ódio contra paulistas ou sulistas que exigem seus direitos humanos fundamentais de se autogovernarem. Porém, isso só nos dá mais razão para nos auto conduzirmos e lembrarmo-nos do velho ditado: Quem desdenha, quer comprar. Mas não estamos a venda.
Ora, todos sabem que o Brasil, que é maior do que a Europa que está organizada em quase 40 países, nunca foi e nunca será uma nação. Isso é ciência e não uma ideologia. O fato é que tais conceitos da Ciência Política (uma política escondida pelo criminoso Estado brasileiro) nunca foram apresentados aos sofridos e ignorantes habitantes dessa América Portuguesa.
O que posso dizer é que a liberdade dos povos nada tem a ver com "separar para conquistar" e que globalismo nada tem a ver com globalização. O livre mercado é uma tendência e o multiculturalismo socialista já mostrou ser um fracasso. Isso prova que cada povo precisa de ter o seu Estado que se adapte às suas necessidades culturais, ambientais, sociais e econômicas. A troca de mercadorias entre povos não é de hoje. E o mundo é muito grande para frescuras de boicote.
Para terminar esse trecho, gostaria de elogia o teu trabalho como geografo e solicitar que atualize o mapa com os movimentos separatistas do Estado de São Paulo. Trata-se do mais antigo das Américas (desde 1641 - com a aclamação de Amador Bueno, depois com a guerra contra os emboabas em 1707, mais tarde com a revolta de Rafael Tobias de Aguiar, com o PRP em 1887, depois mais discretamente reforçado com o genocídio dos paulistas em 1924 e finalmente como nosso honrado levante em 1932. O MSPI, por exemplo, coleciona fotos de eventos que comprovam nossa ânsia por liberdade, ainda que sejamos covardemente ameaçados pela mídia brasileira e por exploradores e mal informados no âmbito do direito humano fundamental.
Um forte abraço do colega Marcos Pucci, cuja nacionalidade é Paulista e não brasileira. Assim como a de Tiradentes era mineira e não portuguesa, como apresentava seus documentos.
PS: O Papel aceita qualquer coisa. Lembre-se disso sempre que for à toalete.

Lorran Teixeirah disse...

Muito bom ira me ajudar muito na materia de geografia parabens !

Klaus Vargas disse...

São Paulo é o meu pais!

Anônimo disse...

Separatismo só é válido para países que são colônias e, tratados como tais, e ou quando há algo cultural, religioso, político muito oposto um do outro. Por exemplo, Sudão onde uma parte é cristão há outra islâmica. Taiwan capitalista, China comunista. Mesmo assim a separação é extremamente prejudicial aos envolvidos. Então quando se fala em separatismo em um país como Brasil, é uma burrice inominável, irresponsabilidade criminosa. A rigor os Estados Brasileiros, são reles divisões administrativas. Bem diferente do caso da Espanha, Rússia, Reino Unido e até mesmo dos EUA, nos quais existe um federação verdadeira, pois trata se de estados de fato;divisão política, religião, língua, cultura etc. Aqueles que propõe separatismo se esquecem que ao conseguir deram o primeiro passo para que uma segunda, terceira,etc separação comece no já separado. Quando alguém diz "meu país é o sul", já há alguém pensando 'o meu país é sul do sul ou norte, centro dos Sul!'. Vejam o que ocorreu com a Georgia, Ucrânia, Iugoslávia. Criar países inviáveis como a Iugoslávia fez, só serviu ao propósito dos EUA! Todos ficaram prejudicados de uma forma ou de outra. Os primeiros dos problemas é que aumenta vertiginosamente as despesas sem garantias de aumento de receita. Ou Seja; um exército próprio, corpo diplomático, etc. Um custo que o separado não consegue arcar, logo cai na dependência de estados estrangeiros, numa condição pior do que aquela que tentou evitar com separatismo. Um país grande como era a Iugoslávia tinha condição de manter um corpo diplomático, segurança que nenhum dos separados consegue e no entanto o separatismo prossegue! Imaginemos SP, PR, SC, RS se separando do Brasil; Ato quase continuo, um ou todos os quatros pensarão em se separarem. Não para por aí, Regiões como Ribeirão Preto entre outras terão um impulso para também se separarem! Trás melhorias não, a América do Sul de língua espanhola fez isto; se separaram, ida aí? Se estranham, já até fizeram guerras e tem todos aqueles custos que eu disse lá atrás. Para que? O que de positivo tem!? Na minha opinião, 7 estados do nordeste deveriam se juntar um (1)único estado. Seria MENOS GASTOS com 6 STJ,6 TRF, 6 TRE, 18 senadores, 6 assembleias(centenas de deputados, estaduais e federais)e fim de toda palhaçada burocrática que se cria, cujo fim, é se justificar.

Riva Júnior disse...

TEM QUE SEPARAR TODO O PAÍS MESMO,PARABÉNS AOS SULISTA PELA INICIATIVA. ESTAMOS NA BATALHA TAMBÉM PELA REPÚBLICA DO NORDESTE.

Riva Júnior disse...

TEM QUE SEPARAR TODO O PAÍS MESMO,PARABÉNS AOS SULISTA PELA INICIATIVA. ESTAMOS NA BATALHA TAMBÉM PELA REPÚBLICA DO NORDESTE.

Anônimo disse...

Nossa, eu realmente me surpreendi com o conteúdo e a estrutura do texto, ambos perfeitos para qualquer estudante. Parabéns! O senhor escreve maravilhosamente bem! Não sei como descrever a minha gratidão! O seu site foi muito útil para mim. Obrigada!

Unknown disse...

Esse tema me interessou e me ajudou obrigado