quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

HQs retratam a Guerra Fria - Quadrinhos Marvel

O medo de uma guerra atômica e a paranoia da “ameaça vermelha” do comunismo ocupavam a mente dos norte-americanos, incluindo os autores das HQs da época. O imaginário popular já estava influenciado pela ameaça que o comunismo representava, assim como as maravilhas que a ciência nuclear poderia proporcionar.

Esse período (da Guerra Fria) foi o momento em que a editora Marvel resolveu criar seus personagens mais emblemáticos, ou reinventá-los, como foi o caso do Capitão América. Embora sejam fictícias e tenham sido criadas apenas para entretenimento, seus criadores se inspiraram na época que viviam.

Quarteto Fantástico

A primeira HQ do Quarteto Fantástico foi publicada em novembro de 1961, na mesma época em que os EUA e a URSS disputavam a corrida espacial.

O Quarteto deve seus poderes à exposição radioativa, mais especificamente à radiação cósmica, com a qual teriam entrado em contato durante a viagem de exploração espacial. No início da história, antes de os personagens viajarem para o espaço, uma narração menciona que os EUA estão numa "corrida espacial" com uma “potência estrangeira".

O Doutor Destino é o principal inimigo do Quarteto. Ele governava um pequeno país no leste da Europa (na região onde se concentravam os países do bloco socialista) chamado "Latvéria".  O próprio visual do vilão, com sua armadura de ferro, pode ser uma referência à "Cortina de Ferro".

Incrível Hulk

O Incrível Hulk também é um personagem criado no contexto da Guerra Fria. Sua origem é associada aos testes nucleares. No primeiro teste da bomba gama, o cientista Bruce Banner notou que um civil violou a segurança da base e entrou na área em que ocorreria a detonação da bomba. Ele pede ao seu colega Igor Starsky que atrase a detonação e corre para retirar o rapaz. Porém, sem que ninguém soubesse, esse seu colega era secretamente um agente russo e, como tal, nada fez para atrasar o teste, já que não desejava o sucesso do projeto.

Notando que os testes não foram interrompidos, Banner só tem tempo de jogar o jovem Rick Jones em uma vala antes de ser atingido pela detonação. Mesmo absorvendo toda a radiação, por alguma razão desconhecida não morre, mas passa a se transformar no terrível monstro Hulk: uma criatura super forte e livre de freios morais.


A bomba gama explode no deserto do Novo México, região dos EUA onde foram mesmo realizados os primeiros testes atômicos. Mesmo enfrentando vários vilões comunistas, o próprio Hulk era um monstro criado por uma experiência nuclear capitalista (Banner é vítima de uma arma que ele se arrepende de ter criado).

Homem de Ferro

Tony Stark está no Vietnã e, acidentalmente, pisa numa mina explosiva. É feito prisioneiro pelos vietcongues e se vê obrigado a criar uma nova arma para eles. Entretanto, salva a própria vida construindo uma poderosa armadura e um marca-passo para evitar que os estilhaços da mina, alojados em seu coração, penetrem cada vez mais. Stark se torna o Homem de Ferro e passa a enfrentar inimigos vindos da URSS e da República Popular da China. Entre os adversários soviéticos, estava o Dínamo Escarlate, que também usava uma armadura.

Capitão América

Com o fim da Segunda Guerra, os executivos da Timely Comics decidiram suspender as histórias do Capitão América. O personagem retornaria vinte anos mais tarde, quando a editora já era conhecida como Marvel Comics. Em sua "ressurreição", o herói é encontrado congelado e passa a integrar Os Vingadores, equipe formada por nomes como Homem de Ferro e Thor.

Ele vive em constante crise de identidade e não consegue entender como as pessoas podem não confiar mais no Capitão América, além de se sentir sempre fora de sua época. Todavia, também  enfrentou inimigos comunistas.

Na capa de quadrinho ao lado, percebe-se o Capitão de costas, encarando um grupo inimigo chamado Soviéticos Supremos. Note que há um personagem semelhante ao capitão: ambos têm uma estrela no peito, usam escudos redondos no braço esquerdo, e luvas similares, embora de cores diferentes (o capitão América veste as cores da bandeira americana e seu inimigo, veste vermelho).

E você, conhece algum filme ou desenho que tenha feito referência à Guerra Fria?

39 comentários:

Phillipe Bastos disse...

muito bom o texto!!!
e me lembrei q na primeira versao de O DIA EM QUE A TERRA PARROU, a uma cena em q o personagem principal conversa com uma senhora q pensa q os acontecimentos do filme sao coisas dos sovieticos.

Anônimo disse...

Diego 9 ano B

Esses gibis sao muitos bons porque além de divertir as pessoas tambem ensinam como se deu o conflito entre Estados Unidos E URSS

Anônimo disse...

Maurício Jonnys Cavalcanti - Escola Salesiana Padre Rinaldi - 9ª ano B-

Ótimo texto, e comprova como os gibis retrataram o conflito da Guerra Fria de uma maneira diferente e proveitosa, estes gibis e personagens fazem sucesso até hoje [Hulk 2, fora lançado há pouco tempo], mesmo após muitos anos da Guerra Fria.

Anônimo disse...

Tah MUUIITO bom profii, o texto! HSAUHSUHA'
Os gibii's teem algumas semelhanças com os confliitos,e com as históriias a gente entende de um jeiito divertiido as paraadas da guerra fria.Tiipo,o quarteto fantástiico teem haver com a corrida espaciial (o primeiiro homem a iir a lua) a disputa entre os EUA e a URSS pra ver qm era mais poderoso em relação a tecnologiia e a globalização.

by:Manuella Fernanda/ Nairla Vasconcelos ...Colégio Salesiano Pe.Rinalde 9º ano ''B''

Anônimo disse...

Os gibis têm tudo a ver com a época das Guerras,porque os dois tem algum fato que marcou essa época do mundo.O quarteto fantástico tem relação ao primeiro homem a ir ao espaço,Yuri Gagarin,pois eles ganharam seus poderes no espaço.
Já o Hulk,recebeu seus poderes por causa da explosão da bomba atômica.Lembramos como isso a explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki,que foi soltada porque os EUA queriam mostrar que eram a nova potência mundial.
Assinado:Pedro Francisco e Rafael de Albuquerque-Série 9o. Ano *B*-Escola Salesiana Pe. Rinaldi-Carpina

Anônimo disse...

Edson Coutinho 9º ano B

O gibi "quarteto fantastico" foi para os EUA uma forma de atingir indiretamente seu inimigo URSS, e colocar sua população do seu lado nessa guerra de um mundo de dois polos EUA e URSS.

Anônimo disse...

andreza, natalia, zaynne .
colégio salesiano , 8 serie b.

oS estados unidos tenta de todas as formas mostrar sua influencia perante o mundo , seja feita diratamente ou indiretamente, no texto dos estados unidos da um recado indiretamente.
o texto é muito bom , aprendemos muito . Parabens pelo blog ;D

Anônimo disse...

Professor alexandre essa historia da guerra fria é muito boa, pois ela retrata durante 5 anos uma emocionante disputa entre o EUA e a URSS.

Eráquio Marques 9° ano B

Anônimo disse...

eu aprendi estados unidos tenta mostra suas forsas de todas as maneiras
salesiano carpina
aluno Ednelson Lima
serie 8º ano"B"

Anônimo disse...

Muito bom a materia e ajuda um pouco a estudar pois eh o assunto q estamos desenvolvendo e que vai cair no teste e lembra o ataque a hiroshima e nagazaki q os EUA manda para lembrar ao japao q estava vivo e asssim dando inicio a guerra fria...
(Escola Salesiana P. Rinaldi 9ª B Renato Eleoterio e Igor Carlos)

Anônimo disse...

O texto é muito interessante!!!
E me fez lembrar do assunto visto em aula: mundo bipolarizado EUA(capitalismo)e URSS(socialista) esse período também marcou a corrida espacial e armamentista. A questão do gibi é nova para mim nem imaginava que o om Hulk e o quarteto fantastico tivesse a ver com a gerra fria.

Anônimo disse...

Escola Salesiana Padre Rinaldi
Bruno José Das Chagas Cavalcanti
Série: 8º Ano "B"

Os Estados Unidos tenta de todas as formas mostra sua influência perante o mundo, seja indiretamente ou diretamente.
Na sala de aula aprendemos que os EUA(capitalista) era inimigo mortal da URSS(socialista). Bom a URSS chegou ao fim, mas o socialismo continua presente em alguns paises e os EUA tentar de todas as formas excluir os paises socialistas. Temos como exemplo Cuba.

Anônimo disse...

-Sâmela Laís e Isabella 9º ano B ^^
Salesiano =)

Esses gibis retrataram a historia das principais guerras, foi um jeito ironico que eles acharam de mostar ao povo que ele podiam lidar com todo aquele trastorno de uma forma menos dolorosa. Assim fazendo com que todos entedessem o que realmente estava se passando em seu país, por que muitas pessoas não sabiam ao certo o seus motivos reais. ;D

Anônimo disse...

Apesar do texto mostrar o poder de destruiçao e a superioridade dos eua nos gibis envolveran de outra forma a infancia de muitas crianças do pais;mas mesmo assim o texto sobre o gibi mostrou outra parte desconhecida por muitas pessoas,resumindo muito bom.

Rodrigo fernando 9ºano salesiano carpina

Anônimo disse...

Apesar do texto mostrar o poder de destruiçao e a superioridade dos eua nos gibis envolveran de outra forma a infancia de muitas crianças do pais;mas mesmo assim o texto sobre o gibi mostrou outra parte desconhecida por muitas pessoas,resumindo muito bom.

Rodrigo fernando 9ºano salesiano carpina

Anônimo disse...

Armando José de Almeida Freitas Filho;
8ª série - b
Escola Salesiana Padre Rinaldi
Comentário;
A relação entre o gibi do quarteto fantástico com a guerra fria se parece muito com a realidade da antiga guerra,mas os históriadores inventaram uma forma divertida de retratar essa guerra para a sociedade.Com o quarteto fantástico.Tudo de uma forma divertida mas com o determinado assunto do conflito.

Anônimo disse...

Os gibis tem tudo a ver com a Guerra Fria, além de ser uma ótima forma de mostrar às crianças de uma forma digamos assim, "divertida", o que estava acontecendo com o mundo, não só as crianças, mas também aos adultos de uma forma geral. Nessas horas a criatividade torna as coisas menos densas, despertando a curiosidade. Além de mostrar como os EUA poderiam também se prejudicar com a bomba que eles lançaram no Japão disnecessariamente, causando muitas mortes e ferimentos em pessoas, o que poderiam ser evitadas.

Camila Marques e Eveliny Isabelle
Escola Salesiana Padre Rinaldi
9º ano "B"

Anônimo disse...

O Quarteto fantástico tem muita relação com a guerra fria pois o quarteto eles adiquiriram os seus poderes quando foram para o espaço,e na guerra fria houve entre a USA e URSS a CORRIDA ESPACIAL quando a URSS lançou o primeiro satélite artificial e os EUA mandou o primeiro homem para caminhar na lua.
Salesiano
8ª SÉRIE "B"
ANA LAURA

Anônimo disse...

ESCOLA SALESIANA PADRE RINALDI
ALUNO:ELTON PEREIRA DE SOUZA
8ªSÉRIE B(9ºANO B)

O texto retrata a onda dos gibis durante a Guerra Fria, o primeiro gibi foi o do Quarteto Fantástico foi criado em novembro de 1961 e foi criado na mesma época em que EUA e a URSS disputaram a corrida espacial
O Incrivel Hulk segunda criação também sobre o contesto da Guerra Fria. no primeiro número do gibi, lançado em maio de 1962, ficamos sabendo como o cientista Bruce Banner se tornou o Hulk. fala também sobre uma bonba chamada "bomba Gama" interpretada como o ataque de Hiroshima e Nagasaki teria sido a forma que os EUA encontraram de mandar o seguite recado á URSS: "cuidado conosco! nos temos a bomba"

Anônimo disse...

mt bom professor o do hulk....
IcrivelOo...

Anônimo disse...

Hélio Soares e Isabella Sabrina

Escola Salesiana Pe. Rinaldi

Turma :9 ano A



Guerra Fria


O texto tenta fazer uma critica ao Estados Unidos , sobre a bomba atômica do perigo que é, a "Bomba de gama " é como se fosse a bomba atômica e o cientista Banner fosse a URSS , o que sofreu com a Bomba mas não foi a URSS foi o japão isso serviu para um mundo inteiro como um alerta avisamdo que o EUA tinha em suas mãos a arma mais poderosa de todas .

Anônimo disse...

Esse texto ficou muito bom pois retratou o assunto da guerra fria EUA e Russia contada nao por meio de guerras mas sim de uma forma interessante.

Anônimo disse...

Esse texto ficou muito bom pois retratou o assunto da guerra fria EUA e Russia contada nao por meio de guerras mas sim de uma forma interessante.

Anônimo disse...

Fala sobre a disputa armamentista, onde EUA e URSS disputaram quem tinha mais armas, mesmo que não chegassem a usar elas, pois bombas também significava poder armamentista.

Anônimo disse...

OI,PROFF!
ACHAMOS SUPER DIVERTIDO AS HISTORIAS DESSE GIBS.
O MAIS INTERESANTE É QUE OS CRIADORES ENCONTRARAM UMA FORMA SUPER DIVERTIDA DE MOSTRAR O SEU PONTO DE VISTA E O QUE TAVA ACONTECENDO REALMENTE,CONSEGUINDO CHAMAR NOSSA ATENÇAO PARA UM FATO TAO IMPORTANTE COMO A GUERRA FRIA.
BJSSS....

MYLLENA E THUANNE!!SALESIANO PADRE RINALDI. 9 ANO A.

Anônimo disse...

Escola Salesiana Padre Rinaldi
Alunos: Álvaro Antônio de Gusmão Gularte. Nº 03
Wesley Douglas de Araújo Silva. Nº 29. 9 Ano A

As histórias dos gibis do ENCRÍVEL HULK e QUARTETO FANTÁSTICO, retratam a guerra fria de um modo divertido.
O gibi Quarteto Fantástico fala sobre a disputa (corrida) para o espaço entre os Estados Unidos e a União Soviética.

O Encrível Hulk fala sobre a criação de armas e bombas núcleares.

Anônimo disse...

Eduarda Araújo/Gabriela Rodrigues
9º ano A
Salesiano Carpina :D

O bom desses quadrinhos é que diverti, e mostra conhecimentos através de historias de heróis, por isso nos dá uma idéia como aconteceu a guerra fria.

Profeee amamos teu blog :D

:*

Anônimo disse...

Escola Salesiana Pe.Rinaldi
Turma:9º A
Hélio Soares e Isabella Sabrina


O texto do hulk retrata a guerra em forma de "quadrinhos" não de uma maneira de catastrofica mas de uma maneira divertida para que os outros entendão a mensagem que ele quer transmitir para as pessoas do EUA e a URSS , da bomba atômica que tem o poder de destruição

Anônimo disse...

Escola: Salesiana padre Rinaldi
Alunos: Bruno Felix
Pedro Henrique
Série 9 Ano A

Comentario

Esses gibis são divertidos e reforçam o nosso aprendizado escolar na matéria de geografia.
O primeiro gibi (quarteto fantastico) fala sobre o primeiro homen que foi a lua yuri Gagarin (no periodo da corrida espacial)
O segundo fala mais sobre a bomba atômica explodida na cidade do japão. Percebe-se isso por causa dos raios que veio da bomba produzida no filme e a transformação que do homem no homem hulk que representa a mudança do povo depois da explosão.

Anônimo disse...

Vinicius e Tarcisio 9° ano A
Muito bom os gibis em q facilita o aprendizado de maneira divertida
e relata os fatos da guerra fria
entra E.U.A e URSS.
e fala tmbm sobre a corrida espacial ond a URSS mandou o primeiro homem a orbita terrestre e os E.U.A mandaram o primeiro homem q pisou na lua !!!!!
Pronto xD Thx^^

Anônimo disse...

Sobre a guerra fria na sala de aula: A guerra fria aconteceu depois da segunda guerra mundial, um conflito entre EUA e URSS. Não ouve conflito direto porem um ameaçava o outro, criando muitas armas. Eles também competiram para ver quem dominasse o espaço.

Gibis: Os gibis falam sobre a guerra fria, os seus poderes armamentistas e fica ameaçando mostrando que tem muita força e que é perigoso.


ALUNOS: JOSÉ MARIA E KLEBER FIGUERÊDO.
SÉRIE: 9ºano A

Anônimo disse...

Erika de Andrade 9º ano A

A ideia dos gibis foi otima pois os gibis não so sevem para se divertir mas tambem para apreder.
O texto do Quaterto Fantastico fala sobre a guerra fria que e a disputa entre o capitalismo que é o(EUA) e o socialismo que é (URSS)
Ficou otima a historia por que se divertindo se aprende.
A disputa entre os EUA e a URSS pra ver qm era mais poderoso em relação a tecnologiia e a globalização.
Pois o quarteto fantestico tem haver com o primeiro homem que foi a lua

Anônimo disse...

felipe 9 ano A:eu achei muito interessante porque almesmo tempo que o gibi etretem ele passa uma mensagem de conhecimento sobre a guerra fria.muito legal:-).

Anônimo disse...

A Guerra Fria foi uma disputa pelas duas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos e a União Soviética.Essa guerra foi uma forma dos blocos econômicos fazerem suas propagandas sobre até onde sua tecnologia chegasse em seu modo de vida.E não foram usadas armas de fogo,nem combates e sim seus avanços tecnológicos.
Foi durante a guerra fria que surgiram nos gibis norte-americanos vários personagens super-heróis,tais como:O Quarteto Fantástico;O Incrível Hulk;O Homem Aranha;Batman;entre outros.

Natálya e Mariana
9° ano A

Anônimo disse...

A Guerra Fria foi uma disputa pelas duas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos e a União Soviética.Essa guerra foi uma forma dos blocos econômicos fazerem suas propagandas sobre até onde sua tecnologia chegasse em seu modo de vida.E não foram usadas armas de fogo,nem combates e sim seus avanços tecnológicos.
Foi durante a guerra fria que surgiram nos gibis norte-americanos vários personagens super-heróis,tais como:O Quarteto Fantástico;O Incrível Hulk;O Homem Aranha;Batman;entre outros.

Natálya e Mariana
9° ano A

Anônimo disse...

Fala da corrida armamentista, onde uma bomba também é poder aramamentista

Camilla/ João Vítor
8ªSérieA(9ºAnoA)

Anônimo disse...

muito boa a matéria, e gostaria de citar alguns filmes que retratam o período da guerra fria, dentre eles: planeta dos macacos, rambo, capitão américa e muitos outros que de alguma forma falaram da guerra fria.

Anônimo disse...

hehe trabalho de 2015 valeu kra

Anônimo disse...

Show!!! Parabéns pelo ótimo texto!