domingo, 3 de julho de 2016

Alexander Humboldt - O Pai da Moderna Geografia

"A Geografia tem suas raízes na busca e no entendimento da diferenciação de lugares, regiõespaíses e continentes,     resultante das relações entre os homens e entre estes e a natureza"

Roberto Lobato Corrêa

Alexander von Humboldt
Nascido na cidade de Berlim em 14 de setembro de 1769, naturalista polivalente, Humboldt especializou-se em diversas áreas da Ciência como Etnografia, Antropologia, Física, Zoologia, Ornitologia, Climatologia, Oceanografia, Astronomia, Geografia, Mineralogia, Botânica, Vulcanologia e Humanismo.

Ele foi não apenas uma fonte inesgotável de conhecimento, mas também era um inimigo declarado da escravidão, lutando contra a opressão e discriminação. 

A Humboldt são atribuídas, entre outras coisas, a criação da sismologia, da Geografia climática e da Biogeografia. Ele estudou o  vulcanismo e sua relação com a evolução da crosta terrestre,  a distribuição geográfica de espécies vegetais, fazendo estudos comparativos entre condições climáticas e ecológicas, e o estudo da corrente oceânica da costa oeste da América do Sul, que leva o seu nome.

Diagrama de estratos geológicos - por Alexander von Humboldt
Distribuição de formações vegetais nos Andes - por Alexander von Humboldt

Chiranthodendron pentadactylon,
 ilustração criada por 
Alexander von Humboldt.
Suas contribuições sobre a origem das civilizações e das migrações de culturas pré-colombianas, estão entre as melhores de seu tempo. Ele também foi um dos criadores da oceanografia. Suas viagens inauguraram uma nova fase das explorações científicas modernas.

Atribui-se a Humboldt, também, o uso de novas expressões como isodinâmicas, isotermas, isóclinas, jurássico e tempestade magnética. Desenvolveu as bases da Geografia física e da Geofísica. Demonstrou, além disso, que não pode haver conhecimento científico sem experimentação verificável

Em sua viagem de cinco anos pelo continente americano, por mais de 10.000 quilômetros,  conseguiu reunir mais de 60.000 amostras de plantas e coleções de amostras geológicas, zoológicas, registros arqueológicos e etnográficos, notas biológicas e sociológicas, desenhos, estatísticas, dados  astronômicos, barométricos, magnéticos e coordenadas geográficas.

Mapa do México , Texas , Louisiana e Flórida - por Alexander von Humboldt
Ilustrações astronômicas - por Alexander von Humboldt
Durante os últimos 25 anos de vida, se concentrou principalmente na redação de “Cosmos”, uma visão global da estrutura do universo. A idéia de Humboldt de que a Ciência tem como objetivo conhecer grande cadeia de forças que animam o universo: "A qualidade fundamental desta ciência é a relação com todos os fatos".

Exemplar da obra "Cosmos"
Alexander von Humboldt em sua biblioteca
Os estudos de Alexander von Humboldt são tradicionalmente considerados pioneiras manifestações da Ciência moderna. E sua capacidade científica o colocou em um lugar de honra na História da Geografia, sendo considerado o pai da Geografia moderna.

Monumento a Humboldt - Berlim/Mitte
Ele morreu na cidade de Berlim, em 6 de maio de 1859, aos 89 anos, rodeado por admiradores, mas pobre e sem deixar descendentes, em um quarto alugado, após vender sua biblioteca pessoal para seu servo.

Um comentário:

Unknown disse...

Prof gangorra eu tô passada até AGR q foi o senhor que escreveu os esses textos!!!!!❤️😍