terça-feira, 25 de agosto de 2015

Geografia no Mundo de Beakman

Beakman’s World (“O Mundo de Beakman” no Brasil) foi um programa de televisão educativo, que estreou em 1992 e era estrelado pelo ator americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman (que, na verdade, não era um cientista). Foi transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 2005, ensinando ciência para os jovens de uma maneira divertida e interessante. Para ajudar o Beakman, tinha o Rato Lester (Mark Ritts) e uma assistente.

O programa trazia em cada episódio curiosidades, conceitos e experimentos relacionados aos diversos ramos da ciência. Todos os temas eram ligados ao cotidiano, com exemplos que podiam ser testados em casa pelos telespectadores.

Muito indicado como referência para mostrar aos alunos diversos assuntos de forma divertida e muito bem explicada, Beakman motivava crianças e adultos a serem criativos, pensar de diferentes formas.

O professor, que se interessar por algum episódio da série, pode mostrar o trecho selecionado tanto como introdução a um determinado assunto, quanto complemento do mesmo após ser explicado aos alunos.

A seguir, fiz uma seleção com alguns episódios do programa que trataram de temas de natureza geográfica!

Bússolas e Magnetismo



Fósseis



Camada de Ozônio



Cor do Céu, Automóveis Henry Ford



Lua



Lixo,Meteorologia e Barômetros



Tornados, Combustão e Bombeiros



Gêiseres



Exploração Polar, Beakmania e Movimento Circular


2 comentários:

Regina Bolico disse...

Alexandre
Sou professora de Geografia, atualmente só com o ensino médio, e dos blogs de Geografia o teu é um dos melhores. O conteúdo é maravilhoso, criativo, de muito bom gosto. Estava procurando jogos de geografia na internet para postar no Regininha-Atividades Escolares (blog que fiz quando trabalhava com o ensino fundamental) e achei o teu blog. Copiei parte das informações e linkei o teu blog. Adorei esse material sobre o Mundo de Beakman. Um grande abraço!

Alexandre Gangorra disse...

Professora Regina, é extremamente gratificante receber comentários positivos de profissionais do conhecimento como você!

Muito obrigado e seja sempre bem vinda!

Um grande abraço!