terça-feira, 18 de março de 2014

A Geografia na animação de Morte e Vida Severina

É muito interessante estudar obras literárias, analisando-as a partir de uma abordagem geográfica. As fontes literárias demonstram como as relações sociais podem ser percebidas por meio das situações e paisagens descritas. O escritor, ao criar, leva até o leitor a percepção da realidade e permite, por meio de uma perspectiva geográfica, estabelecer uma relação entre sociedade e espaço.

Produzida pela TV Escola e a Fundação Joaquim Nabuco, Morte e Vida Severina (em Desenho Animado) é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956 e é um ótimo recurso para trabalhar conceitos da Geografia, tais como: paisagens e região, sua variedade e relação com os aspectos naturais e o uso do solo; As migrações (em especial o êxodo rural) e seus fatores; lugar; questões agrária; pobreza e exclusão social.


Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.


Nenhum comentário: