quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Limites, fronteiras e a convivência entre nações

Limite entre Holanda e Bélgica
É comum considerar os termos fronteira e limite como referentes a mesma coisa. Entretanto, há uma diferença essencial.  Etimologicamente, o termo fronteira significa "o que está na frente",indicando a margem de um espaço habitado. Com o tempo, o termo passou a adquirir um caráter político. Atualmente o conceito de fronteira corresponde a uma faixa do território de um país que se estende ao longo de uma linha limite.

Já o limite, está associado ao fim daquilo que mantém coesa uma unidade político-territorial. Os limites são estabelecidos, na maioria das vezes, por acordos e tratados entre dois ou mais países.  Por meio desses acordos, são criadas as linhas imaginárias que podem ser definidas por características naturais ou artificiais.

Enquanto o limite é um fator de separação, pois separa unidades políticas soberanas e permanece como um obstáculo fixo, a fronteira é considerada uma fonte de perigo ou ameaça porque pode desenvolver interesses distintos aos do governo central.

O muro fronteiriço Estados Unidos–México 

Três Fronteiras - Brasil x Paraguai x Argentina

Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.

Há duas instituições que cuidam das fronteiras no Brasil:

A Polícia Federal - subordinada ao Ministério da Justiça e investiga crimes. Nos aeroportos, no litoral e nas fronteiras, previne a entrada de armas, drogas e contrabando.

Forças Armadas - defendem o território brasileiro contra ataques e ocupações estrangeiras.

Em regiões menos habitadas e mais vulneráveis, como a Amazônia, ambas costumam juntar forças para prevenir e combater a criminalidade.

Cerimônia de troca de guarda Wagah
Historicamente, as fronteiras foram relacionadas com os grandes conflitos da humanidade, e sua demarcação ocupa o primeiro lugar quando se trata de estabelecer os acordos de paz ou de convivência pacífica entre nações. Em Wagah, cidade dividida entre a Índia e o Paquistão, essa convivência se manifesta de uma forma curiosa. Nela, desde 1959, há uma cerimônia de troca de guarda e de fechamento dos portões da fronteira. É realizada por meio de coreografias dos guardas (dos dois países) que procuram demonstrar bravura e intimidação), atraindo turistas de todo o mundo.

As relações entre Paquistão e Índia são muito tensas e a passagem na fronteira de pessoas e bens é estritamente limitada. A principal fonte desta discórdia relaciona-se com a questão de Caxemira: nesta região, não há consenso sobre o traçado da linha de fronteira. O resto da fronteira está fortemente demarcado. Só existe um ponto de passagem terrestre entre os dois países: Wagah.

Confira no vídeo a seguir!

4 comentários:

Flávio disse...

Muito legal

Queria também divulgar o meu trabalho

http://geografiaeventos.weebly.com/

https://www.facebook.com/GeografiaEventos

Contém os links de todos os eventos e mais coisas sobre Geografia.

rogermaxrjs disse...

Parabéns pela publicação. Um grande abraço e sucesso.

Maria Dilonê disse...

Gostei muito, vou utilizar na minha aula sobre Território, fronteiras e limites.Parabéns pela postagem.

Prof Dr Judson Malta disse...

Sempre ministro aula sobre esse conteúdo. A maior fronteira é o coração do homem!

Também sou Prof. de Geografia. Dê uma olhada nos links, quem sabe podemos fazer uma parceria.
http://judsonmalta.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ