
A determinação de um mineral pode ser feita de várias maneiras: cor, brilho, traço, dureza, clivagem, transparência, odor, sabor, magnetismo e reação com os ácidos.
Uma das mais simples é por meio da avaliação do grau de dureza. O grau de dureza é determinado pela comparação da facilidade ou dificuldade que a superfície de um mineral oferece ao ser riscado por outro ou por um material de dureza conhecida.
Existe uma escala que quantifica a resistência que um determinado mineral oferece ao ser riscado por outro mineral. ou seja, à retirada de partículas da sua superfície. Chama-se Escala Mohs, e foi criada em 1812 pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs (imagem abaixo) com 10 minerais de diferentes durezas.
Essa escala atribui valores de 1 a 10. O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro da escala, que é o talco, e o valor 10 foi dado ao diamante que é a substância mais dura conhecida na natureza.
Para a utilização da escala de Mohs deve-se tentar riscar o mineral padrão (com dureza conhecida) com o mineral que se quer medir a dureza, verificando qual dos dois foi sulcado (riscado), após limpar as superfícies de ambos.

2 comentários:
Parabéns pelo trabalho professor. volto a lhe convidar a conhecer o Museu de Minerais e Rochas da UFPE com seus alunos.
Att.: João Pedro Santana
Ex-Aluno/Estudante de Geologia UFPE
Parabéns pelo trabalho professor. E volto a lhe convidar para fazer uma visita ao Museu de Minerais e Rochas com seus alunos.
Att.: João Pedro Santana
Ex-aluno/ Estudante de Geologia UFPE
Postar um comentário