Este é um experimento simples, porém de
ótima visualização dos resultados esperados. Ele demonstra a relação entre a
precipitação, a erosão do solo, a proteção dos cursos de água e a vegetação.
Prepare três garrafas de plástico idênticas
e corte como mostrado nas fotos. Depois, coloque-as em uma superfície plana (você
pode fixar com cola quente sobre uma tábua de madeira compensada).
As “bocas” das três garrafas devem ultrapassar um
pouco (para fora) os limites da tábua. Coloque a mesma quantidade de terra em
cada garrafa e pressione para que fique relativamente compactada (a terra deve
ficar abaixo do nível do corte feito em cada garrafa).
Corte a parte inferior de outras três garrafas de
plástico transparente e faça dois furos em suas laterais para amarrar um cordão
em cada. Estes copos irão
recolher, durante o experimento, a água em excesso que vai escorrer pelo
gargalo das garrafas.
Em seguida, plante sementes na primeira
garrafa (de preferência sementes de crescimento rápido como o alpiste). Espalhe as sementes na primeira garrafa e cubra com uma camada de terra,
pressionando um pouco para, em seguida, regar. Coloque dentro da segunda garrafa alguns
resíduos vegetais mortos (galhos, cascas, folhas, raízes mortas) e, no terceiro frasco, deixe apenas a
terra.
Exponha a garrafa com sementes à luz solar, cuidando do plantio até que as plantas fiquem bem desenvolvidas. O experimento real só pode ser feito depois do crescimento da camada de plantas da primeira garrafa.
Quando as plantas estiverem desenvolvidas, regue as três garrafas e
passe a observar o escoamento da água para os copos pendurados. Vai perceber água
limpa fora da primeira garrafa e água mais suja progressivamente fora da
segunda e terceira.
Vários conceitos, que em sala de aula são bem abstratos,
podem ser trabalhados com este experimento: degradação do solo,
deslizamentos de terra, assoreamento, o desmatamento, a proteção dos cursos de
água, etc. Ao final, alguns questionamentos podem ser feitos com os alunos,
tais como: O que a vegetação apresenta de importante para
evitar/diminuir a erosão? Qualquer tipo de vegetal apresentaria o
mesmo efeito? Como podemos diminuir a erosão pluvial dos solos?
19 comentários:
Ótimo experimento, irei realiza-lo nas aulas sobre diversos assuntos relacionados... Obrigado
Obrigado por prestigiar o trabalho proposto pelo blog!
Um ótimo experimento e seja sempre bem vindo!
Ótima dica. Vou fazer tbm.
O experimento é muito legal..
Peço permissão para publicar no site Obras Sustentáveis e no facebook também: https://www.facebook.com/obras.sustentaveis
Se tiver algum outro material interessante, peço que me envie: obrassustentaveis@gmail.com
OBrigada!
Claro, pode publicar! Obrigado pelo contato e parabéns pela iniciativa de seu site!
Jean Carlos - Técnico em agrop. e Prof. de Ciências Biológicas Parabéns Alexandre! Era isso que estava precisando para mostrar aos alunos, o efeito do impacto da chuva em solos nus. Simples, barato e com um resultado didático maravilhoso.
Muito obrigado!
Professor Jean Carlos, muito obrigado pelo depoimento! Sucesso com o experimento e seja sempre bem vindo!
Ótimo experimento. Adorei. Simples e prático. Realizarei com meus alunos. Parabéns pela iniciativa e por compartilhar excelentes ideias.
Profª Anira, é extremamente gratificante receber comentários positivos de profissionais do conhecimento como você: colega professora, geógrafa e blogueira! Muito obrigado! Sucesso com o trabalho e seja sempre bem vinda!
Oi Alexandre. Muito legal essa experiência. Eu publiquei no meu blog Ambiente de Luz, mas foi a experiência feita no blog Solo na Escola. A ideia é muito interessante para trabalhar com os alunos em sala de aula. Um abraço!
http://ambientedeluz.blogspot.com.br/2012/10/o-solo-e-erosao-hidrica.html
Olá Professor Alexandre, boa tarde, trabalho na área da educação como professor de Biologia, e estou cursando pós graduação em Ecologia, vi nesse experimento uma forma pática de chamar a atenção dos alunos para o alguns pontos comuns na área de Ecologia, Geografia, dentre outras. O experimento é muito bom, simples, com certeza algo que possa ser desenvolvido no quintal de casa, ou na própria escola, caso ela disponha de uma área que o experimento não possa serr prejudicado. Parabéns pelo experimento, a aprendizagem precisa de coisas assim, simples, porém, muito proveitosas. Abraço
Adorei sua iniciativa e seu blog. Parabéns. Conheci através da minha querida amiga Débora Rocha. Vou publicar no meu perfil e na minha página, tá? Deixo aqui um presentin para todos!
cheirin e bão domingo!!! https://www.youtube.com/watch?v=LxX-K73_Ncc&index=4&list=PLTZEQ-kUxfEeGLWOWEA1TfnxToy461r2n
Olá Professor Alexandre! Tomei a liberdade de incluir a 1ª fotografia com os resultados de filtração do solo, em uma apresentação sobre o ciclo hidrológico. O objetivo é aludir a reciclagem da água promovida por este ciclo. Agradecido, Luciano.
Muito legal vou fazer esse trabalho na escola ótimo dou like
Muito legal vou fazer esse trabalho na escola ótimo dou like
Caiu uma questão sobre no processo seletivo do colegio técnico da ufmg ontem (25/11), marquei que representava um experimento de erosão, ainda bem!
Adorei sua ideia!! Vou fazer ... Parabéns e obrigada por compartilhar !!!!
Muito bacana o experimento. Todos deveriam ter acesso a estas informações, o solo é tratado com muito descaso. As pessoas sabem, mas não entendem de verdade que dependemos dele
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