sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto Jovem Senador


Estimular nos estudantes do ensino médio a refletir sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania. Esse é o objetivo do 6º Concurso de Redação do Senado Federal - "Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação". O autor (a) da melhor redação será um Jovem Senador e poderá apresentar seu próprio projeto de lei.

Podem participar do Concurso alunos de todas as escolas públicas estaduais e do Distrito Federal que estejam cursando o Ensino Médio e tenham idade até 19 anos. Os 27 finalistas irão representar a sua unidade da Federação em Brasília no Projeto Jovem Senador.

As escolas participantes deverão promover atividades relacionadas ao tema com vistas a estimular a produção dos textos em sala de aula, sob a orientação de seu corpo docente. As atividades preparatórias à elaboração das redações podem ter caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, geográficos, de direitos e deveres, do exercício político e do fortalecimento da cidadania, bem como outros aspectos pertinentes à temática, a serem trabalhados sob a orientação do corpo docente.

O projeto também visa:
  • Estimular o debate sobre o processo de escolha dos representantes na democracia.
  • Provocar a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva para a consolidação dos valores éticos que constroem uma nação e a transformação da sociedade.
  • Contribuir para o processo de formação da cidadania, incentivando a participação política e a mobilização social.
  • Disseminar informações sobre o papel institucional do Senado Federal e do Poder Legislativo brasileiro.

Os alunos classificados em primeiro lugar em sua respectiva unidade da Federação irão a Brasília, para participar, durante três dias, dos trabalhos do Projeto Jovem Senador, incluindo a elaboração de sugestões de proposições legislativas e pronunciamentos, apresentados em sessões que simulam os trabalhos do Senado Federal, em comissões temáticas e plenário.

Nenhum comentário: