segunda-feira, 27 de abril de 2015

Usando um relógio como bússola

Um relógio analógico (de ponteiros) pode ser usado como uma bússola e ajudar na orientação. Este procedimento pode ser aplicado em qualquer local do Hemisfério Sul durante o dia, quando o Sol estiver visível.

Coloque o relógio com o mostrador para cima e gire o mesmo de forma que a marca de 12 horas do relógio esteja apontada diretamente para o Sol. No desenho usado como exemplo, o relógio está marcando aproximadamente 10:10 h.


Colocando-se a linha 6-12 horas voltada para o sol, a direção norte será obtida com a bissetriz do ângulo formado por essa mesma linha (6-12 horas) e o ponteiro das horas, utilizando o menor ângulo formado com a direção 12 horas.



Em outras palavras, ponto médio entre a posição de 12 horas e o ponteiro das horas indica o Norte, enquanto que o ponto diretamente oposto marca a direção do Sul.



Lembre-se que isto deve ser feito com o horário solar. Se você estiver em horário de verão, desconte uma hora quando for ver o ângulo.

Esta dica funciona para o hemisfério sul. Se você estiver no hemisfério norte ela varia um pouco, e você deve apontar o ponteiro das horas para o sol.


Trata-se de um processo que apresenta consideráveis alterações nas estações do verão e inverno (Solstícios), devido à inclinação do globo terrestre e a direção em que o sol incide sobre ele. Porém, pode ser utilizado, sem muitas restrições, nas estações da primavera e outono (Equinócios).

Nenhum comentário: