quinta-feira, 7 de março de 2013

The Corporation


“The Corporation” é um documentário que acusa o sistema capitalista de beneficiar as grandes corporações em detrimento da sociedade como um todo e discute, do ponto de vista psicológico a qual o tipo de pessoa uma corporação poderia ser comparada. O Filme é uma produção canadense de 2003, dirigida por Mark Achbar e Jennifer Abbot, baseada no best seller de Joel Bakan, “The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power” (A corporação: a patológica perseguição do lucro e poder).

O documentário é um dos mais impressionantes relatos sobre o funcionamento das instituições transnacionais (tanto do ponto de visto histórico, como social e econômico) e começa com um breve histórico das grandes empresas. O foco do mesmo é mostrar que existe uma diferença entre os indivíduos e as corporações. Espera-se dos indivíduos que demonstrem responsabilidade ética e social. Porém, as corporações assumem uma única responsabilidade: garantir a seus acionistas o maior lucro possível.

As repercussões da hegemonia das corporações nas vidas das pessoas, a exploração da mão-de-obra barata nos países subdesenvolvidos, o consumismo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados que levam a comparar a atuação das corporações ao comportamento de um psicopata na sociedade.

Segundo o documentário, é através de propagandas bem elaboradas e chamativas que as corporações não vendem apenas produtos, mas também falsos ideais e uma imagem mascarada de si mesmas. O filme mostra que o objetivo das corporações é atrair e controlar consumidores, comovendo os mesmos com ações que diminuem os riscos e danos oriundos da produção da própria corporação.


Através de seus lobbies junto aos governos e suas ferramentas de marketing, elas definem tendências de consumo de produtos eletrônicos, vestuário, alimentos, entretenimento, medicamentos, etc. Um dos mais curiosos temas do vídeo diz respeito à privatização da água da chuva pelo governo em Cochabamba, na Bolívia, no ano 2000. Assim, nenhuma água poderia chegar à população sem que a empresa ganhasse com isso. Foi um momento histórico no qual a população da cidade se uniu contra uma grande multinacional e o próprio governo.

Sem entrar no mérito da veracidade ou intenção de  muitos depoimentos, o filme “The Corporation” é um ótimo recurso para discutir, na escola, o papel das grandes corporações no mundo contemporâneo, a responsabilidade dos meios de comunicação, o desenvolvimento socioeconômico e a organização do sistema capitalista.

Um comentário:

Antonio Sávio disse...

Para fazer um contraponto a este documentário recomendo que veja urgentemente "Agenda" que é um documentário fascinante.