terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ombros de Gigantes: A Astronomia em Quadrinhos

Ombros de Gigantes: História da Astronomia em Quadrinhos” é uma obra nacional com roteiro dos pesquisadores e astrônomos Annibal Hetem Junior e Jane Gregorio-Hetem e ilustrada por  Marlon Tenório.
 
“Ombros de Gigantes” conta um pouco da História da Astronomia focando na colaboração dos gregos, de Johanes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton para a Ciência dos astros. Contém ainda um capítulo que fala sobre a Astronomia no Brasil e atividades como a construção de uma luneta de Galileu.

Ao final de cada capítulo é apresentada uma descrição formal do que foi discutido nos quadrinhos, seguida de uma atividade prática que convida o leitor a experimentar, de forma lúdica, o papel de um cientista.
 
Os fatos históricos são narrados em ordem cronológica, enfatizando o aspecto humano dos personagens, sem perder de vista a abordagem científica. Assim, os personagens são apresentados em locais públicos, conversando com amigos e exercendo sua profissão por meio de aulas, publicações e palestras.
 
 
Segundo os próprios autores, o objetivo do livro é promover o aprendizado de conceitos básicos de física e história da ciência de forma atrativa e estimulante para  a popularização da Astronomia, além de promover a melhoria da educação científica.
 
 
A obra foi inicialmente produzida por meio de um projeto do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para promover a divulgação da Astronomia no País, como parte das atividades no Ano Internacional da Astronomia (2009). O Objetivo foi distribuir exemplares gratuitos do livro para um grande número de escolas em todo território nacional.
 
Curiosidade
  
O título da obra faz referência à famosa frase de Isaac Newton: "Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”. Os gigantes aos quais Newton se referia eram Galileu Galilei e Johannes Kepler, que pertenceram à geração anterior à de Newton. Por sua vez, Galileu e Kepler estiveram sobre ombros de um outro gigante: o monge Nicolau Copérnico, que desafiou a longa tradição geocêntrica ao afirmar que a Terra se movia em torno do Sol.
 
 
 
Galileu e Kepler, enfrentando uma enorme incompreensão à sua volta, defenderam o sistema de Copérnico. Os dois foram observadores dos céus: Galileu construiu e usou a primeira luneta astronômica, e Kepler, com base em sistemáticas observações dos planetas (realizadas a olho nu), formulou as três leis dos movimentos planetários. Portanto, a obra de Newton nunca teria sido possível sem Copérnico, Galileu e Kepler.

2 comentários:

Unknown disse...

onde posso conseguir mais quadrinhos sobre astronomia??? gostei muito desses, sou professora de Ciências e gosto muito desses recursos!!

Alexandre Gangorra disse...

Olá Sabrina!

Fora o "Ombros de Gigantes", recomendo tbm "Astronauta Magnetar" que se trata de uma releitura de “o Astronauta”: personagem criado por Maurício de Sousa dois anos após Yuri Gagarin ter se tornado o primeiro homem a fazer uma viagem espacial. A graphic novel constrói uma nova versão do Astronauta, não só mais velha, mas também dentro de um contexto mais adulto e explorando a solidão de um viajante espacial.

Além de quadrinhos, também costumo explorar séries de tv ou filmes para discutir Astronomia e suas implicações. Entre as séries que exploro bastante está Star Trek - nela, há muitos conceitos a serem explorados, ou mesmo questionados!

Obrigado por visitar o blog e seja sempre bem vinda!