quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Geografia urbana, música e cidadania


A música pode ser eficiente quando o objetivo é sensibilizar os alunos para a discussão de temas importantes, que ajudam a formular conceitos e estimulam a curiosidade. É interessante que o professor procure músicas que possam agradar aos alunos e trazer conteúdos que contribuam para a análise crítica do mundo, do país e do local em que vivem.

Um bom exemplo de música que pode ser trabalhada em sala de aula é “A cidade”, música composta por João Higíno Filho e interpretada por Chico Science (foto ao lado). A música “A cidade” aborda o cotidiano da Cidade do Recife (capital do Estado de Pernambuco/ Brasil), descrevendo características típicas das grandes Regiões metropolitanas.

"A cidade"

É uma boa opção para discutir temas de Geografia referentes à urbanização, macrocefalia urbana, metropolização, favelização, segregação socioespacial, poluição urbana, êxodo rural, comércio informal, infraestrutura urbana e marginalização social.

Cidade do Recife - Pernambuco/ Brasil.

A macrocefalia urbana ocorre quando a estrutura de um grande centro urbano de espaço limitado não consegue comportar a população que cresce continuamente, não atendendo a demanda dos serviços urbanos básicos, tais como emprego, transporte e moradia.

No trecho da música, abaixo, é possível perceber que o autor denuncia a pequena mobilidade econômica das classes sociais urbanas, mostrando a exclusão social como uma característica marcante da sociedade, e cita a população urbana presente no mercado de trabalho informal (os camelôs).

A cidade se apresenta centro das ambições
Para mendigos ou ricos e outras armações
Coletivos, automóveis, motos e metrôs
Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs
A cidade não pára, a cidade só cresce
O de cima sobe e o de baixo desce

Já no trecho seguinte, o autor reforça a importância da cultura local como elemento de resgate da cidadania, podendo provocar melhoria na vida das pessoas.

Eu vou fazer uma embolada,
Um samba, um maracatu
Tudo bem envenenado
Bom pra mim e bom pra tu
Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus

A seguir, ouça a música e reflita sobre seu tema, fazendo o seguinte questionamento: Que ações são necessárias para melhorar a qualidade de vida em um grande centro urbano?

4 comentários:

MariadaPaz disse...

Muito bom. Quero parabenizá-lo pelo belo texto. Sou estudante de Geografia e estou construindo o meu TCC e minha defesa será essa, usar a música no ensino da Geografia.

MariadaPaz disse...

Muito bom seu texto. Sou estudante de Geografia e estou construindo meu TCC e é justamente essa ideia que estou defendendo, o uso da música no ensino e aprendizagem da Geografia.
Parabéns

Alexandre Gangorra disse...

Obrigado pela visita.
O tema do seu TCC é ótimo, e se precisar de alguma outra sugestão é só entrar em contato.

Um abraço e seja sempre bem vinda!

Fernando Giorgetti de Souza disse...

Parabéns! Excelente a sua iniciativa. Sou formado em História e Teologia e estou cursando pós em Ensino de Sociologia e também em Comunicação Popular e Comunitária na UEL Londrina-PR.
Pesquisando sobre música no ensino da cidadania achei o seu blog. Vou extrair algum conteúdo, porque vou aplicar umas oficinas de cidadania, mas não se preocupe se usar no trabalho faço a referência. A música é o retrato do Capital Atrófico: "O de cima sobe o debaixo desce." Que coisa terrível. Um abraço. nandogiorgetti@gmail.com