sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Como seria a Terra se a humanidade desaparecesse?

O que aconteceria se a humanidade simplesmente desaparecesse da face da Terra? Que vestígios da nossa presença no planeta continuariam a existir mesmo após anos? Nossa ausência seria sentida?

Suponha que isso acontecesse. Imagine que todas as pessoas na Terra sumissem misteriosamente. A natureza começaria a recuperar o planeta. A marca deixada pela humanidade desapareceria completamente? E os produtos químicos armazenados em nossos complexos industriais? Os satélites cairiam sobre a Terra?

Sem ninguém para fazer consertos, cada tempestade, enchente ou noite gelada destruiria construções abandonadas. Alguns itens comuns resistiriam à degradação por um tempo extraordinariamente longo. Panelas de aço inoxidável, por exemplo, poderiam durar milênios. Já a luz artificial cessaria 24 a 48 horas depois, limpando os céus noturnos da poluição visual das grandes cidades. Três meses depois, a poluição atmosférica já estaria reduzida.

Nos primeiros poucos anos, ratazanas e ratos apareceriam, cães selvagens perambulariam por todo lado. Nos oceanos, as populações de peixes iriam se recuperar gradativamente da pesca predatória. Por outro lado, lugares onde florestas nativas foram substituídas por plantações poderão levar séculos para voltarem a seu estado natural.

Alan Weisman, um jornalista especializado em assuntos científicos, decidiu imaginar um mundo sem seres humanos - um mundo no qual o Homo sapiens repentinamente se extinguisse. Ele é o autor do livro The world without us (O mundo sem nós) que trata da seqüência de eventos que provavelmente ocorreria nos anos, décadas e séculos após o desaparecimento repentino de nossa espécie.

Pensar como o mundo se sairia se todas as pessoas desaparecessem é uma nova forma de avaliar o impacto da humanidade sobre o ambiente. Levando-se tudo isso em conta, seriam necessárias poucas dezenas de milhares de anos para que cada traço de nosso domínio tenha desaparecido completamente do planeta.

Se os seres humanos desaparecessem, alguma outra espécie poderia evoluir para um animal que usasse linguagem e fosse capaz de dominar o planeta? Segundo Alan Weisman, os babuínos poderiam ter uma chance razoável. Eles têm o maior cérebro entre os primatas, com exceção do Homo sapiens, e, como nós, se adaptaram a viver nas savanas à medida que os habitats florestais na África encolheram.

Abaixo, um exemplo dos animais e plantas que se beneficiariam com o desaparecimento dos seres humanos.

AVES: Sem os arranha-céus e linhas de transmissão para atrapalhar o vôo, pelo menos1 bilhão de aves evitariam quebrar o pescoço a cada ano.

ÁRVORES: tomariam as cidades.

MOSQUITOS: Com o fim dos esforços de extermínio, grandes nuvens de insetos se alimentariam do restante da vida selvagem.

GATOS DOMÉSTICOS SELVAGENS: Eles provavelmente se sairiam bem alimentando-se de pequenos mamíferos e aves no mundo pós-humano.


Abaixo, uma lista das espécies que provavelmente sofreriam em conseqüência de nosso desaparecimento.

GADO DOMESTICADO: Eles se tornariam refeição deliciosa para leões-da-montanha, coiotes e outros predadores.

RATOS: Privados de nosso lixo, passariam fome ou seriam devorados pelas aves de rapina aninhadas nas ruínas dos prédios.

BARATAS: Sem os prédios aquecidos para ajudá-las a sobreviver no inverno, desapareceriam das regiões temperadas.

PIOLHOS: Como esses insetos são particularmente adaptados aos seres humanos, nosso desaparecimento levaria à sua extinção.

Fontes: Revista Galileu; Scientific American Brasil; History Channel.

Veja o que aconteceria se todos os seres humanos desaparecessem do planeta na versão produzida pelo History Channel.

Nenhum comentário: