sexta-feira, 15 de junho de 2012

O mapa de Piri Reis e sua misteriosa Cartografia

O mapa de Piri Reis (feito pelo almirante Turco Piri Ibn Haji Mehmed) data de 1513 e é o primeiro mapa antigo a mostrar as Américas. Esse mapa ficou perdido por muito tempo e só foi redescoberto em 1929 por um grupo de historiadores que trabalhavam no harém do Palácio de Topkapi em Istambul.

Piri Reis era um erudito, e o conhecimento que tinha das línguas espanhola, italiana, grega e portuguesa, muito o auxiliou na confecção de seus mapas. Após combater por muitos anos com as marinha Espanhola, Genovesa e Veneziana, Piri Ibn Haji Mehmed, célebre herói (para os turcos) e pirata(para os europeus), ascendeu ao posto de Almirante ("Reis"). Piri Reis publicou, em 1521, os seus conhecimentos na obra "Kitab-i Bahrieh" (Livro da Marinha).

Alguns acreditam que o mapa é tão perfeito que só poderia ter sido feito com a ajuda de fotografias tiradas de altitudes elevadas. O mapa foi feito com o propósito de guiar os navegantes de porto a porto e não com o objetivo de localização, por isso possui uma série de círculos e linhas que convergem para determinados pontos.

Estudos indicam que o mapa mostra latitudes precisas do litoral da América do sul e da costa africana vinte e um anos depois das viagens de Colombo. O autor descreveu com seu próprio punho como ele fez o mapa, baseado em uma coleção de mapas antigos e complementada por mapas que foram feitos por Colombo.

O mapa mostra a costa ocidental da África, a costa oriental da América do Sul e a costa norte da Antártica. Se sobrepuser um fragmento do mapa que mostra parte do litoral da América do Sul e da África com um mapa atual, os contornos de tais continentes coincidem em ambos os mapas.

O mais enigmático não é o fato de como Piri Reis conseguiu desenhar o mapa da região da Antártica tão detalhado 300 anos antes de ter sido descoberta, mas o fato de não apresentar em seu litoral cobertura de gelo (sugerindo que tenha sido navegado em algum período após a última glaciação – aproximadamente 4.000 A.C.)

Bom, sabendo-se que Piri Reis publicou o mapa em 1521 e que a última vez que essa região da Antártica ficou sem gelo, foi há aproximadamente 6.000 anos (4.000 A.C) e que a humanidade só teve radares para mapear a grandes altitudes e captar imagens do solo através da neve em 1958...


Que civilização possuiria técnicas necessárias para praticar essa cartografia nesse período?

Como representar a cartografia de um continente afastado geograficamente de qualquer civilização conhecida até então?

Como montanhas e rios do interior da América do Sul foram representados no mapa, mesmo antes de serem bem explorados?

Seria realmente a Antártica representada, ou uma ilha na região das Malvinas?


2 comentários:

smv disse...

Como está representado o Litoral de SC neste mapa?

Anônimo disse...

muito bom prof gangorra
sou seu aluno miguel, do 6 ano G da tarde
gostei muito da matéria