quinta-feira, 7 de junho de 2012

Da Eco 92 à Rio + 20

Realizada no Rio de Janeiro, a segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92) teve a participação de 108 chefes de estado. Um decreto presidencial determinou que, durante a realização do evento, o Rio voltava a ser a capital do Brasil. Nela, os chefes de estados se reuniriam para definir rumos para uma sociedade global mais justa e sustentável.

O evento marcou os vinte anos da Conferência de Estocolmo (que representou o primeiro grande passo em busca da superação dos problemas ambientais). Os principais documentos a serem produzidos pela Eco 92 foram a Convenção sobre Biodiversidade, a Convenção sobre Mudança Climática, a Agenda 21 e a Declaração do Rio.

A agenda 21 consistia em um acordo para a elaboração de estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável. Esse acordo ficou firmado em um documento dividido em quatro seções:

- Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento

- Dimensões sociais e econômicas

- Fortalecimento do papel dos principais grupos sociais

- Meios de implementação

A Agenda 21 ainda estabelecia que os países desenvolvidos deveriam se comprometer a atrelar 0,7% do seu PIB até o ano 2000 a programas associados às ações previstas na mesma. Todavia, os países desenvolvidos não concordaram com a meta de atrelar 0,7% do seu PIB para projetos ambientais.

Já a Declaração do Rio estabeleceu importantes princípios para promover a cooperação entre países e entre segmentos da sociedade e para induzir o melhor entendimento sobre o desenvolvimento sustentável e suas interfaces com temas como a participação de minorias e a promoção da paz.

Através da Declaração do Rio e da Agenda 21, os autoridades admitiram que as políticas deveriam se preocupar igualmente com as gerações presentes e futuras, reafirmando a importância da proteção à atmosfera, às florestas, à biodiversidade, aos ecossistemas e o combate à miséria .

A Rio+20 (realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro) marca os vinte anos de realização da Rio-92, tendo como compromisso contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Seus temas principais são:

- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

- A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Em vez de discutir novas propostas para velhos problemas, acho que seria interessante cobrar as grandes iniciativas que já deveriam ter colocado tudo isso em prática!

Ah, também seria legal que o Brasil assumisse uma postura mais inspiradora quando se propusesse a sediar algum evento com temática relevante e grande magnitude!

Nenhum comentário: