segunda-feira, 21 de abril de 2008

Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?


Esse é o tema de uma matéria da revista Mundo Estranho.


Segundo a revista, O conflito seria equilibrado: o Brasil levaria a melhor com o Exército, mais numeroso, mas a Venezuela teria vantagem nos ares com seus caças russos de última geração. O que pega para o Brasil é que o investimento nas Forças Armadas está congelado desde 1995, enquanto a Venezuela firmou acordos com potências militares.


Se a guerra rolasse mesmo, a Amazônia seria o ponto de partida. Os combates ali na fronteira, se não contidos a tempo, poderiam iniciar uma escalada, com maior envio de tropas e emprego de aviação. Depois, combates navais e até bloqueio da costa.

Exército brasileiro O Exército brasileiro é o maior da América Latina, mas falta grana para equipá-lo. A honrosa exceção são os “núcleos de excelência”, como as forças de emprego rápido.


Marinha brasileira A nossa Marinha é a única da América Latina com um porta-aviões, o São Paulo, capaz de atacar com aviões ou fazer desembarques anfíbios em terra.









Aeronautica brasileira A FAB não conta com caças de última geração, mas é uma força equilibrada e razoavelmente numerosa. O elemento mais importante é a presença dos R-99A, aviões-radar de alerta antecipado, que permite um controle eficaz das operações e o bloqueio do espaço aéreo ao inimigo.





Exército venezuelano O contingente é pequeno mesmo em termos latino-americanos, e a maior parte é formada por conscritos, os recrutas alistados.


Marinha venezuelana As forças navais venezuelanas só alcançam a costa – nas águas oceânicas, sua capacidade de operação é reduzida.



Aeronáutica venezuelana Os caças russos Sukhoi-30MK2 são o grande trunfo do governo Chávez. A vantagem desses caças é uma combinação de maior velocidade, alcance e, principalmente, capacidade de manobra, armamento e eletrônica de bordo.






Vocês acreditam que na possibilidade de o Brasil se envolver em algum conflito militar na América do Sul? Contra quém? Por que? Quais as vantagens ou desvantagens do Brasil?


COMENTEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Deus permita que nunca aconteça mas
o Brasil precisa estar preparado para qualquer coisa,temos riquezas,terras imensas e não podemos confiar em um país cujo presidente é um ditador. Aí vai um alerta, o Brasil precisa fazer alianças estratégicas porque certamente algum dia enfretaremos mais de uma frente de batalha afinal fazemos fronteira com 10 países e apesar de termos relacionamento com todos estes países sabemos que alguns deles não nos olham com bons olhos. Outra coisa, precisamos levar a sério e sermos mais céleres no projeto f-x, é uma vergonha um país tão grande como o nosso não ter caças de última geração. Poderio aéreo é fundamental.

Anônimo disse...

A marinha do Brasil usar o porta-aviões são paulo pra alguma coisa? Isso so pode ser uma piada! Aqulo nunca funcionou direido desde que foi comprado da frança... São redes de vapor e estouram matando quem estiver por perto, constantes incendios a bordo devido às péssimas condições dos equipamentos do navio, inoperabilidade devido às cadeiras e redes de vapor que ja não suportam a pressão exercida pelo vapor, em fim, se realmente houvesse uma guerra contra quem quer que seja o porta-aviões são paulo seria com certeza uma carta fora do baralho...

Anônimo disse...

Tá de brincadeira ?
O Brasil perde , e perde bonito.
A força aérea da Venezuela iria primeiramente pulverizar a FAB , logo os nossos Navios da 2° Grande Guerra também não teriam muito tempo de vida . Nossos carros de combate , são tão ultrapassados que não ajudariam em grande coisa . A nossa infantaria tem qualidade mas sem apoio seriam logo massacrados por bombas e artilharia , sem contar que os fuzis do nosso exercito já tem mais de 30 anos de uso ,tenho um amigo militar e o fuzil dele mais engasga do que atira . Enquanto os venezuelanos contam com AK-103 e 47 atualizados e excelente estado. Nos temos alguns misseis e helicópteros , mas a Venezuela também tem , e são melhores que os nossos . Cara o poder militar do Brasil é uma vergonha , em uma guerra só ganhamos da Argentina e olhe lá .