domingo, 30 de março de 2008

Como surgem os buracos negros?

Os buracos negros surgem dos "restos mortais" das estrelas. Enquanto ativas, elas mantêm-se vivas, pois o calor que emanam empurra sua massa para o exterior enquanto que a gravidade as puxa para dentro, mantendo assim um equilíbrio constante. Porém, assim que seu "combustível" acaba e elas se apagam, apenas a gravidade resta, sugando sua superfície para o centro e tornando-as extremamente densas.


Quando a estrela é muito grande, a gravidade gerada é tão forte que tudo que se aproximar é sugado para dentro. Nem mesmo a luz, o elemento mais rápido do universo, consegue escapar. Um corpo do tamanho de nosso Sol (1.394.000 km) precisa atingir apenas 6 km de diâmetro para tal. O que é equivalente a transformar a maior montanha da Terra em uma borboleta, mas mantendo o peso da montanha. Apocalípticos de plantão, acalmem-se! Para a formação de um buraco é necessário que a estrela seja muito maior que nosso Sol (cerca de 3,2 massas solares), então mesmo que ele apagasse, não seríamos sugados, apenas morreríamos de frio.
O que você imaginava ou aprendeu sobre buraco negro? Era parecido com a definição acima?
comente aqui!!!!!!!

2 comentários:

Metal_Avenger disse...

(Roberto)

eh.. mas vai demorar alguns bilhões de anos para o sol apagar. hehe..

eu acho que eh tempo suficiente. =D

GaBi 777 disse...

Caraca
Eu tenho fascinação por astronomia, buracos neros, estrelas, constelações, céu, universo em geral.. essas loucuras com astronomia realmente me fascina alexandre :)
Eu já li bastante sobre buracos negros e sobre seu poder devastador mas não sabia de algumas informações que tem nesse texto aí não!
Muito bom viu!
E qnd puder postar mais coisas de astronomia, estamos aqui!