segunda-feira, 27 de junho de 2016

Terra - um planeta fascinante!

"De repente eu notei que aquela pequena e bela ervilha azul era a TerraEu levantei meu dedão e fechei um olho, e meu dedão cobriu totalmente a TerraEu não me senti um gigante. Me senti muitomuito pequeno"

Neil Armstrong
Olá, terráqueos!  

Preparem-se para apreciar um verdadeiro espetáculo que nos ajuda a entender a formação do nosso relevo atual. Convido todos a mergulhar em oceanos e escalar montanhas para conhecer o catastrófico passado e o violento presente do nosso planeta.

Durante 4 bilhões e meio de anos, a Terra sofreu explosões , incêndios e impactos. Sua superfície muda constantemente, destruindo evidências do passado. Mas se soubermos aonde procurar, as pistas ainda estarão lá.  

Vocês sabiam que todos os anos uma média de 18.000 meteoros cai na terra, que apenas 7,4 km abaixo de vocês a temperatura chega a 3000 graus, ou que o topo do Everest um dia já foi o fundo do oceano?

Vejam o mais antigo artefato geológico da Terra - uma rocha de 3,7 bilhões de anos. Descubram como a África e a América do Sul se separaram milhões de anos atrás. Testemunhem os efeitos devastadores de um terremoto e de um vulcão em erupção.  

Tudo isso é fascinante e pode ser visto no documentário a seguir, produzido pelo Discovery Channel!

Um comentário:

Elisabeth V. Steller disse...

Muito legal!! Acredito ser o melhor e mais completo documentário para ser usado em aula.