segunda-feira, 21 de maio de 2012

Discutindo elementos da vida real pela Geografia de mundos fictícios

Considerações preliminares sobre o tema

Estava pensando em publicar uma nova postagem que abordasse o perfil da metodologia de ensino de geografia, frente às diversidades de aspectos humanos e, sobretudo de valores, no mundo contemporâneo. Mas lembrei que, recentemente, publiquei, em um outro blog que administro (voltado para histórias em quadrinhos - http://hqnautas.blogspot.com.br/), uma postagem sobre uma animação japonesa referente a uma garota que viaja de país em país, e acaba conhecendo muitas dessas diversidades (políticas, culturais, ideológicas, etc), levando-nos a fazer alguns questionamentos sobre as mesmas.

Esses questionamentos são válidos e poderiam ser feitos por qualquer aluno em uma aula de Geografia, ou diante de um livro didático. O grande desafio ao tratar desses temas é a forma como são contextualizados. Nesse sentido, a animação caiu como uma luva, pois é um ótimo recurso para contextualizar e gerar discussões sobre modos de vida e Geopolítica (mesmo ambientada em um universo fictício).

Por isso eu a recomendo, colocando a seguir a descrição que eu já havia feito sobre a mesma lá no Hqnautas:

Kino no Tabi

É uma série animada que estreou em 2003 (com 13 episódios e dois filmes) a partir da adaptação de uma série de livros de Keiichi Shigawara, sendo sucessos de crítica e público no Japão.

A História conta as aventuras de Kino juntamente com Hermes, sua motocicleta, pelo mundo afora a fim de conhecer a maior quantidade de países existentes. Sempre seguindo a regra de nunca ficar por mais de três dias em cada país (período suficiente apenas para captar os sentimentos do local, pois se ficar muito tempo, não conseguirá viajar por todo o mundo).

Objetivo

O objetivo de Kino é conhecer diferentes países, suas culturas e, neste processo, obter respostas para dúvidas que existem em sua mente a respeito do mundo e das pessoas que o habitam.

Personagens principais

Hermes é um Motorrad que possui consciência própria e conversa como Kino. Sua voz é ouvida como se fosse um pensamento em voz alta, mas a sua aparência externa permanece inalterada. Vale destacar que as conversas entre os dois são ótimas e reflexivas.
Kino é uma personagem carismática, esperta e boa com armas. Contudo também possui seus momentos de fraqueza, mostrando que é apenas uma garota. Um exemplo disso é o fato de, mesmo andando com um revólver na cintura (não deixando de treinar com mesmo), ela apresenta um olhar melancólico, mesmo quando ri em suas conversas com Hermes.

Kino e Hermes são inteligentes e diplomáticos ao longo da sua jornada. Tendo uma conduta humilde em cada situação e país visitado, o anime mostra partes boas e ruins. Completamente diferentes um do outro, os países visitados apresentam evidências claras de críticas à sociedade atual. Esse é um dos pontos fortes da série, pois diz respeito aos estragos que a humanidade fez ao mundo e a si própria, seja do ponto de vista psicológico ou social.

Trabalho de campo

Entre os vários países diferentes que Kino visita, podemos destacar um país no qual os humanos vivem isolados, tudo por causa de um líquido criado pelos cientistas de uma cidade, que fez com que os moradores pudessem compartilhar uns com os outros seus pensamentos sem a necessidade de falar. Isso pode ser legal e ao mesmo tempo incomodar, pois é possível sentir as dores das pessoas e expor sem controle pensamentos ou opiniões que não dizemos para não criar alguma intriga ou desapontar alguém.

Entre outros exemplos dos países visitados, temos:

- Um país que possui uma forma cruel de disputar com o país vizinho.
- Um país no qual os habitantes constroem torres gigantescas sem saber a razão pela qual realizam esta atividade.
- Um país no qual crianças são obrigadas a se transformarem em adultos, mentalmente, aos 12 anos, através de uma máquina.


Em cada país nos é mostrado variações no estilo de governo, na História, nas leis, na moralidade, dentre outros aspectos. Isso nos faz questionar se determinado país esta fazendo a coisa certa ou não. Mesmo assim, Pequenas mudanças ocorrem na vida cotidiana das pessoas nos vários locais após a chegada de Kino.

Nenhum comentário: