quinta-feira, 6 de junho de 2013

Astronauta – Magnetar: uma iniciativa que alia ciência e cultura popular

Magnetar é uma graphic novel que aborda, com criatividade, conceitos científicos modernos.

Trata-se de uma releitura de “o Astronauta”: personagem criado por Maurício de Sousa dois anos após Yuri Gagarin ter se tornado o primeiro homem a fazer uma viagem espacial. A graphic novel constrói uma nova versão do Astronauta, não só mais velha, mas também dentro de um contexto mais adulto e explorando a solidão de um viajante espacial.

Viajando pelo espaço sideral sozinho em sua nave há anos, o Astronauta visita uma galáxia distante para estudar um magnetar: uma estrela de nêutrons com alto valor de campo magnético. Com a nave danificada, e sem comunicação, ele precisa encontrar uma forma de escapar antes de ser derrotado pela insanidade que insiste em tomar sua mente. E a saída pode estar em aliar a tecnologia aos ensinamentos de seu velho avô, há tempos falecido.


Concepção artística de um magnetar
Magnetar é escrito e desenhado por Danilo Beyruth, que explorou detalhes científicos a partir de orientações e sugestões de um astrofísico e muita pesquisa. O texto apresenta uma humanidade expressiva destacada no belo posfácio do navegador Amyr Klink e na imagem que constrói dos primeiros astronautas a vislumbrar a Terra, inteira e distante, a partir da Lua.

A publicação também conta com um pequeno glossário com mais detalhes sobre os temas e personagens citados em suas páginas.

Na versão original, o Astronauta viaja pelo universo em sua nave espacial esférica e trabalha para uma organização chamada “Brasa” - Brasileiros Astronautas. O Astronauta é um aventureiro e adora conhecer novos planetas, mas sofre muito com a solidão, e vive sonhando com sua família e amigos. Sua única companhia nas viagens é o seu computador.


Iniciativas como essa, que aliam ciência e cultura popular (como as Histórias em Quadrinhos), são ótimas oportunidades de apresentar novas questões científicas ao público e promover o gosto pelo conhecimento.

Nenhum comentário: