domingo, 2 de novembro de 2008

Um tsunami poderia atingir o Brasil?

Se atingisse, os resultados seriam semelhantes aos que você já viu na televisão: pessoas desabrigadas, corpos sendo resgatados e um a infinidade de problemas que catástrofes naturais podem provocar. 

Existem muitas descrições antigas de ondas repentinas e catastróficas, como as que ocorreram em Lisboa – Portugal em 1755: um terremoto de magnitude 09 teria provocado ondas com altura de 20 metros, tendo feito possivelmente mais de 10 mil mortos.

As recentes catástrofes ocorreram na Ásia em 2004, com cerca de 200 mil mortos e desaparecidos e na Oceania, com pelo menos uma centena de mortos e um número indeterminado de desaparecidos.

Tsunamis são ondas enormes causadas por perturbações nas profundezas do oceano, como abalos sísmicos, erupções vulcânicas ou até mesmo deslizamentos de terra. Eles têm uma pequena amplitude (altura da onda) em alto mar e um comprimento de onda muito longo (muitas vezes centenas de quilômetros de comprimento), sendo por isso que geralmente passam despercebidos no mar, formando apenas uma ligeira ondulação de normalmente cerca de 300 milímetros (12 polegadas) acima do normal superfície do mar.


Dificilmente um tsunami igual aos que ocorrem no Oceano Pacífico poderia acontecer por aqui. Lá, a seqüência de ondas gigantes é resultante de abalos sísmicos provocados pelo choque das placas tectônicas. Quando uma dessas placas raspa ou encosta-se a outra (quando isso ocorre no fundo do mar), a energia liberada forma uma onda que vai se propagando até atingir terra firme.

Como o Brasil está localizado no centro de uma placa, mesmo quando ela se move, sentirá apenas abalos de pouca intensidade. A localização do Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico, cujo relevo submarino corresponde a uma região de separação de placas (e não de choque), afasta a possibilidade de ocorrência de tsunamis (ondas gigantes) no país.


Alguns pesquisadores, entretanto, acreditam que um tsunami pode, sim, chegar ao Brasil. Um dos prováveis fatores seria uma erupção do vulcão Cumbre Vieja (na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias). 

O vulcão encontra-se atualmente sob monitoramento constante pelo fato de haver falhas na estrutura da ilha que o sustenta, o que implica numa possível catástrofe. Uma forte erupção poderia provocar no oceano um grande deslizamento de terra (pesando provavelmente 500 bilhões de toneladas). A queda provocaria a formação de ondas gigantes. O intervalo entre uma onda e outra seria de apenas 10 minutos. Logo que começassem a se formar, cada uma delas teria 120 quilômetros de comprimento.

Em apenas 1 hora, as ondas chegariam a uma velocidade de 720 km/h e atingiriam a costa do Marrocos com elevações de 100 metros. Enquanto viajassem pelo mar, as ondas perderiam velocidade e ficariam menores em comprimento. Já a altura cresceria à medida que elas se aproximam da costa.

As ondas que atingiriam os litorais Norte e o Nordeste do Brasil teriam 20 metros de altura e 6 quilômetros de comprimento.

Mesmo sendo uma possibilidade remota, a ocorrência de um tsunami não deveria despertar a preocupação de algumas autoridades no Brasil?

Nenhum comentário: