quarta-feira, 30 de julho de 2008

HQs retratam a Guerra Fria - O Cavaleiro das trevas

As Histórias em quadrinhos, especialmente as de super-heróis, sempre estiveram associadas ao contexto político de determinada época. Batman – O Cavaleiro das Trevas foi uma minissérie produzida pelo desenhista e roteirista Frank Miller em 1986, e é um exemplo desse tipo de associação.

A obra “O Cavaleiro das Trevas” mostra, a partir da relação entre Estados Unidos e União Soviética, os efeitos da guerra nuclear entre as duas potências, a forma como a comunicação em massa é usada e a paranóia da população quanto ao conflito nuclear.Também mostra um confronto entre Batman e Superman. 

Os dois super-heróis demonstram posicionamentos distintos: enquanto Batman apresenta uma postura social se contrapondo ao governo, Superman apresenta uma postura governamental. O posicionamento de cada herói nos faz lembrar a própria relação entre o Socialismo e o Capitalismo.

A minissérie mostra um presidente dos Estados Unidos bem familiarizado com os meios de comunicação, e um Superman que é usado como arma contra os soviéticos e como escudo para impedir ataques, como no caso em que o mesmo desvia uma ogiva nuclear da ilha de Corto Maltese (terceira imagem abaixo). Corto Maltese é uma ilha fictícia na qual ocorre o envolvimento de tropas norte americanas no combate com as forças soviéticas. 

Alguns desses pontos podem ser observados analisando as figuras abaixo :




Com o objetivo de atualizar essa “velha” postagem com algum vídeo, acabei encontrando a animação abaixo. Ela mostra, de forma criativa, como algumas características da Guerra Fria são retratadas na minissérie “O Cavaleiro das trevas”:

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi. tava pesquisando gueera fria no google e vi seu blog. muito bom. vc deve gostar muito de quadrinhos
parabéns

Anônimo disse...

Muito interessante seu blog.
Abraços! Att,
Anônimo.