sábado, 15 de junho de 2013

Paralelos e Meridianos: as ilustres linhas imaginárias

O movimento de rotação da Terra ao redor de seu eixo proporciona dois pontos naturais (os pólos) nos quais está baseada a chamada rede geográfica, que consiste em linhas destinadas a determinar a posição de pontos na superfície. A rede geográfica consta de um conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos (os meridianos) e um conjunto de linhas traçadas de leste a oeste, paralelas ao Equador (os paralelos).

O termo meridiano vem do latim meridies, que significa, literalmente, "linha que une os lugares que têm o meio-dia ao mesmo tempo" ou, apenas, "a linha do meio-dia". A mesma raiz latina deu origem aos termos Ante Meridiem (AM), antes do meio-dia, e Post Meridiem (PM), depois do meio-dia.

Meridiano internacional é aquele que é utilizado, por convenção internacional, como origem para a contagem das longitudes. É, desde, 1884, o meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich, Inglaterra. Ele divide a Terra em hemisfério leste ou oriental e hemisférios oeste ou ocidental, e sua longitude é 0º. Já no antimeridiano de Greenwich, também conhecido por Linha Internacional de Mudança de Data, a longitude é igual a 180º. 

Antes de ser adotado por convenção, o Meridiano de Greenwich (foto ao lado) enfrentou uma concorrência com os meridianos: da França (seria denominado "meridiano de Paris"), da Espanha, (seria denominado "meridiano de Cádis") e de Portugal, (seria denominado "meridiano de Coimbra").

Paralelo é todo o círculo perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador. Equador (ou Equador geodésico  ) é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação, sendo referência para a medição das latitudes, de 0º a 90º. O Equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o hemisfério norte, ou setentrional e hemisfério sul, ou meridional.

Além do Equador geodésico, há também:

  • O Equador terrestre - é a linha à superfície da Terra em que a latitude astronômica é igual a 0º. Devido às irregularidades do geóide, o Equador terrestre é uma linha irregular.
  • O Equador celeste - é a circunferência que resulta da intersecção do plano do Equador com a esfera celeste. Sobre o Equador celeste, a declinação é igual a 0°.

Em Quito (Equador) Um monumento marca o ponto em que a linha do Equador corta o mundo. Uma expedição francesa, que durou de 1736 a 1742, marcou o local onde estaria a latitude 0º. Mas há uma polêmica: a de que ele estaria a 300 m do ponto certo. O marco zero é visitado por milhares de turistas todos os anos, apesar de novas medições feitas com equipamentos mais sofisticados e confiáveis apontarem que a latitude 0º, 0', 0" exata passa a cerca de 150 metros ao norte dali.



No BrasilMacapá (Amapá) é cortada pela linha do Equador. E para marcar a passagem da linha do Equador na região, foi montado um complexo turístico-cultural no qual se destaca o Marco Zero, um obelisco de 30 metros de altura (foto ao lado), construído junto ao Estádio Milton Corrêa.

Pelo projeto do Estádio, metade do campo fica no hemisfério sul e metade no hemisfério norte. Nos equinócios (março e setembro), o Sol alinha-se perfeitamente no círculo do monumento e projeta um raio de luz sobre a Linha imaginária do Equador.


Existem outros quatro paralelos importantes: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, no hemisfério Norte, e o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico, no hemisfério Sul. 
  • Círculo Polar Ártico - é o paralelo da latitude 66º 33’ 44" Norte.
  • Círculo Polar Antártico - é a linha imaginária (paralelo) cuja latitude é 66º 33’ 44” Sul.
  • Trópico de Câncer - é uma linha geográfica imaginária à latitude 23º 26’ 16" Norte.
  • Trópico de Capricórnio - é uma linha geográfica imaginária que indica a latitude  23º 26’ 16" Sul
Indicação do Trópico de Capricórnio na rodovia SP-255,
 próximo a Itaí, estado de São Paulo

Nenhum comentário: